A vacina é uma substância capaz de estimular o nosso sistema imune, para tornar o organismo mais resistente a algumas doenças. Isto ocorre por ela conter justamente partes de vírus, bactérias e outras toxinas, que ao serem introduzidas no corpo, estimulam a produção e síntese de anticorpos.
Até os 10 anos de idade, as vacinas e reforços devem ser sempre aplicados, a fim de evitar as doenças que acometem a criança nesse período, como o tétano, coqueluche, gripe, entre outras.
Importância
Como dito anteriormente, a vacina é uma medida fundamental para proteger o corpo contra doenças. Ela deve ser dada o mais cedo possível, dentro do recomendado. Caso ela seja adiada, o risco de contágio com o patógeno aumenta. Dessa forma, pequenas infecções podem se tornar muito graves em uma criança.
Quais são as vacinas mais importantes na infância?
O calendário de vacinação infantil conta com diversas vacinas fundamentais. Entre as principais, podemos citar:
BCG
Proteção contra as formas agressivas da tuberculose, doença que atinge principalmente os pulmões, causando sérios problemas respiratórios. Dose única, aplicada ao nascer.
Poliomielite
Trata-se de uma doença provocada por um vírus transmitido pela água e por alimentos contaminados, além do contato com indivíduos infectados. Ela é feita em três doses intramusculares (2,4 e 6 meses), além de duas doses de reforço oral (dos 15 meses aos 14 anos).
Tetra viral
Aplicada em dose única aos 15 meses de vida, deixa a criança prevenida contra muitos vírus que são contraídos durante a infância. Entre as principais estão a Varicela, a Caxumba, a Rubéola, etc.
Tetra viral
Transmitida por um mosquito específico desta enfermidade. Caso a criança apresente sintomas, o quadro pode ser muito preocupante. Dessa forma, para evitar o contágio, é necessário tomar a vacina aos 9 meses de idade e ter o reforço a cada 10 anos.
Rotina de Vacinação
Antes de mais nada, é importante que os pais estejam sempre atentos ao calendário de vacinação dos pequenos.
A rotina de vacinação infantil respeita um calendário, orientado pelo Ministério da Saúde e secretarias de saúde.
Quer saber mais sobre vacinação e orientação acerca do assunto? Entre em contato com a Dra. Anna Dominguez Bohn!