A princípio, as doenças na infância assustam muito os pais, exigindo assim atenção quanto a sintomas, encaminhamento médico, período de realização de exames e diagnósticos. Dessa forma, conhecer as doenças mais comuns e suas prevenções é uma opção para que os pais possam ficar atentos aos sintomas apresentados.

Como o sistema imunológico das crianças ainda está em desenvolvimento, tendo dificuldade para lidar com vírus e bactérias com eficiência total, é comum que o organismo seja atacado por doenças infantis que provocam sintomas como febre, dores no corpo e falta de apetite.

Vamos entender melhor as doenças mais comuns nessa fase e como preveni-las!

Alergias

Provocada por uma série de fatores, as alergias mais comuns são as alimentares. Contudo, existem também as respiratórias, que causam espirros, congestões nasais e tosse, além de dificuldades respiratórias.

Prevenção: em caso de alergia alimentar, o alimento deve ser retirado. Em casos respiratórios, o pediatra ajuda no tratamento adequado. Casa arejada, longe do pó, ajuda a diminuir a incidência de crises

Doenças Comuns e Prevenção

Catapora

Trata-se de uma condição extremamente contagiosa. Também conhecida como Varicela, é provocada por um vírus, o varicela-zóster. O principal sintoma é a presença de bolhas avermelhadas por todo corpo, que provocam coceira intensa.

Prevenção: a melhor maneira de se proteger contra a catapora é mantendo a vacinação em dia. Recomenda-se a imunização a partir dos 12 meses de idade.

Caxumba

Afeta as glândulas produtoras de saliva. Em casos graves, pode atingir outros órgãos, causando muitas complicações. O principal sintoma é justamente o inchaço da glândula, que costuma causar dor e aumento de volume na região.

Prevenção: a vacinação ainda é a melhor forma de se proteger contra a condição. A primeira dose deve ser administrada aos 12 meses de idade, e a segunda, 3 meses depois.

Infecções no ouvido e garganta

As infecções no ouvido podem ser causadas por fatores como excesso de umidade no canal auditivo ou acúmulo de secreção, em virtude de gripes e resfriados. Em ambas as infecções, os sintomas mais comuns são dor, falta de apetite e febre.

Prevenção: para se proteger contra as infecções do ouvido, é importante manter o canal auditivo longe do excesso de umidade. Já no caso das infecções da garganta, a melhor maneira de prevenção é investir em um estilo de vida saudável, com alimentação equilibrada e boa hidratação.

Quer saber mais sobre doenças comuns e prevenções? Entre em contato com a Dra. Anna Dominguez Bohn!