O pré-natal representa uma ferramenta fundamental na prevenção e detecção de doenças, maternas ou fetais, permitindo assim, um desenvolvimento saudável do bebê e reduzindo os riscos da gestante.

O médico deverá esclarecer todas as dúvidas sobre gravidez e sobre o parto, além de solicitar exames para o acompanhamento de todo o processo. Também é no pré natal que o médico identifica a idade gestacional e classifica a gravidez (baixo ou alto risco).

A data provável do parto bem como a altura uterina também são verificados.

Como é feita a consulta pré-natal?

A princípio, durante a consulta pré-natal, o médico verifica, através de exames e observação:

• Boletim de vacina da gestante;
  • Sinais de inchaço nas pernas e nos pés;
  • Peso;
  • Pressão sanguínea;
  • Batimentos cardíacos;
  • Prepara as mamas para a amamentação.

É importante também que a gestante pergunte e relate ao seu médico todos os incômodos que está sentindo nesse período, como azia, queimação, fraqueza e dor abdominal.

Amamentação

Como sabemos, a amamentação é um ato benéfico tanto para mãe, quanto para o bebê, garantindo, entre tantos benefícios, a redução do risco de doenças para a criança. Ela deve ser exclusiva pelos primeiros seis meses de vida da criança.

O leite materno contém tudo o que o bebê necessita para esta fase de desenvolvimento. Vale salientar que, diferente do que algumas pessoas dizem, não existe leite materno fraco.

Nos primeiros dias, após o parto, a mulher vai produzir o colostro, que apresenta características distintas do chamado leite maduro. Ele possui características mais viscosas, além de apresentar uma concentração maior de proteínas e uma menor quantidade de gordura.

Assim, no colostro, destacam-se uma série de substâncias que atuam na defesa do corpo, como os anticorpos. Considera-se a primeira vacina do bebê. De maneira gradual, o leite modifica-se com o tempo.

No estágio final do desenvolvimento do leite, ele apresenta uma combinação perfeita de proteínas, carboidratos, lipídios, sais minerais e vitaminas, além da água.

Tempo da amamentação

Em suma, a amamentação é recomendada até o segundo ano de vida da criança. O aleitamento materno deve ser exclusivo nos seis primeiros meses. A partir daí, a criança deve ter sua alimentação complementada.

Dúvidas sobre pré-natal e amamentação? Entre em contato com a Dra. Anna Dominguez Bohn!