Atendimento
Segunda a sexta: das 8h às 18h

Pessoas que têm Síndrome de Down (SD) possuem maior risco de ter problemas de saúde no geral, que afetam visão, audição e coração. Cada pessoa é única, com suas próprias características. Assim, recomenda-se a visita ao médico a cada seis meses ou sempre que surgir algum sintoma ou problema de saúde.

Os recentes avanços na medicina e suporte social aumentaram a expectativa de vida dessa população. Vamos entender os problemas mais comuns de pessoas com SD.

Alterações dermatológicas

Analogamente à questão das doenças, pessoas com SD são mais suscetíveis a certas alterações dermatológicas. Entre elas estão a língua fissurada, lentigos (manchas na pele), alopecia areata (provoca queda de cabelo), dermatite seborreica e vitiligo (perda na pigmentação da pele)

Diabetes

Segundo dados do Movimento Down, uma em cada 60 crianças com trissomia terá diabetes. Além disso, elas tendem a desenvolver a doença mais cedo que o restante da população.

Geralmente, a diabetes desenvolvida é do tipo 1. Trata-se de uma condição em que o sistema imune ataca e destrói as células produtoras de insulina no pâncreas. Algumas também desenvolvem a do tipo 2, que está relacionada ao estilo de vida e à obesidade.

Disfunções na tireoide

O hipotireodismo é o mais frequente em pessoas com SD. Estima-se que 4% e 18% da população com trissomia apresenta disfunções na tireoide. Nestas pessoas, a glândula é pouco ativa.

Dessa forma, a pessoa é incapaz de produzir tiroxina suficiente e pode sentir-se cansada, engordar, fazer as coisas mais devagar e ter reações físicas e mentais lentas. Alguns bebês podem nascer com uma tireóide pouco ativa. Isso é mais comum em bebês com síndrome de Down do que na população geral, apesar de não ser muito frequente.

Problemas cardíacos

Quase metade das crianças que nascem com SD apresentam algum defeito no coração ao nascer. Esses problemas ocorrem nos três primeiros meses de gravidez e nem sempre são detectados pelos exames rotineiros do pré-natal, como o ultrassom.

Entre as principais cardiopatias, estão:

Problemas gastrointestinais

As anomalias relacionadas a problemas gastrointestinais estão associadas ao estreitamento do intestino, intestino não contínuo (atresia duodenal ou jejunal) e atresia anal. Estes problemas podem ser diagnosticados durante a gestação ou o bebê pode desenvolver no primeiro ou segundo dia de vida.

Você ainda tem dúvidas sobre as doenças mais comuns em pessoas com SD? Entre em contato com a Dra. Anna Dominguez Bohn!