Atendimento
Segunda a sexta: das 8h às 18h

Obesidade infantil. Uma condição cada vez mais presente.

Postado em: 31/05/2019

A obesidade infantil pode ser considerada o problema crônico mais predominante entre as crianças do mundo todo.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), acredita-se que pelo menos 41 milhões de pequenos com menos de 5 anos de idade estejam dentro da condição da obesidade infantil, condição que se caracteriza pelo peso superior ao recomendado para sua idade e altura.

No Brasil, essa condição se aponta para uma a cada três crianças acima do peso desejado, segundo o IBGE.

Muitos motivos podem estar ligados à obesidade infantil, como fatores genéticos, mesmo que isso não signifique que todos os pais e mães com obesidade também terão filhos com o problema, assim como aqueles pais e mães com peso recomendado podem gerar filhos com obesidade. Isso porque a obesidade infantil também tem ligação com os hábitos alimentares da criança e da família, que se não estiver habituada a manter cuidados alimentares, o risco de excesso de peso dispara. Por outro lado, se não houver um gasto energético adequado, o risco de aumento de peso é ainda maior. Por esse motivo, é fundamental que além de manter uma boa alimentação, evite-se ao máximo o sedentarismo, outro fator determinante para o aparecimento da obesidade infantil.

Leia mais: A importância da alimentação para quem tem síndrome Down

Além disso, a obesidade em crianças também pode ser decorrente de alguma condição médica, como doenças hormonais ou uso de medicamentos a base de corticoides, que devem ser investigadas a fundo, para poderem ser controladas ou amenizadas a partir do acompanhamento integral do médico endocrinologista e pediatra.

Não existe uma causa isolada para a obesidade infantil, uma vez que é causada pela combinação de vários fatores, mas é uma condição que quando diagnosticada cedo, a possibilidade de regressão se torna muito mais fácil

Desta forma, manter uma alimentação saudável, compatível com o gasto energético da criança, praticar exercícios físicos para fortalecer o corpo, gastar energia e manter acompanhamento do desenvolvimento da criança junto ao pediatra, pode ajudar a prevenir essa condição e criar bons hábitos que ajudarão a manter uma boa saúde para a vida toda.

Qualquer dúvida procure sempre um pediatra. Todas as informações fornecidas neste website têm caráter meramente informativo, com o objetivo de complementar, e não substituir, as orientações do seu(sua) médico(a).


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.