Transporte seguro: Como saber qual cadeirinha usar?
Postado em: 08/06/2020
A cadeirinha é um item que pode salvar a vida do seu filho. A conscientização da importância do transporte seguro das crianças vem reduzindo os índices de mortes e traumas no trânsito.
Você sabia que ao utilizar assentos adequados para crianças você reduz em 70% a chance de morte e lesões graves? Por isso esses utensílios são tão importantes.
E como utilizar os diferentes assentos?
Desde recém-nascido é importante que o bebê já tenha seu lugarzinho adequado no carro. No início você pode usar o bebê conforto, ou cadeiras reversíveis, que sempre devem estar posicionadas no banco de trás, de costas para frente do carro.
Lembre-se de olhar as especificações do seu bebê conforto, como o limite de peso, alguns tem um limite de peso mais baixo, e precisaram ser trocados pela cadeirinha antes, que deve continuar de costas.
O motivo para o bebê estar de costas para o movimento, é que seu pescoço ainda não é firme o suficiente, e essa posição ajuda a amortecer o baque em casos de acidentes.
Após 1 ano, e até os 4 anos, ainda é necessário o uso das cadeirinhas. As cadeiras de segurança devem ser presas ao cinto, ou ao isofix (um dispositivo presente em alguns carros). A partir dessa idade a cadeira já pode estar virada para frente.
Mas, não para por aí, crianças de 4 a 7 anos, devem utilizar assentos de elevação, que utilizam o cinto de segurança do carro. Isso evita que o cinto fique na altura do pescoço da criança, e cause lesões.
Não esqueça de olhar as especificações da sua cadeirinha para prende-la de forma adequada no carro. De preferência instale a cadeirinha no centro do banco traseiro, e se estiver com mais de uma criança, coloque a criança de menor estatura no meio. E antes de comprar o assento para o seu filho, certifique-se de que ele está aprovado e segue as normas de segurança.
A cadeirinha é importante para que seu filho fique seguro! Em caso de colisões, a cadeirinha deve ser descartada, mesmo que não haja alterações estruturais perceptíveis.