Atendimento
Segunda a sexta: das 8h às 18h

Aleitamento materno: Saiba Tudo Sobre

Postado em: 10/08/2020

A amamentação é realmente linda, porém, ela pode estar cercada de dificuldades.

Pensa-se que amamentar é algo natural para todas as mulheres e bebês, então por que a mãe precisaria de ajuda e incentivo?

A questão é que a mãe pode ter dificuldade para amamentar, e precisamos estar atentos aos sinais, como dor durante as mamadas, ingurgitamento mamário, vermelhidão nos seios, dificuldade do bebê em sugar e cansaço.

Dificuldades na amamentação

Amamentar é um desafio, seja por dificuldades físicas, mentais e até sociais. As mulheres se sentem julgadas em todo tempo, seja por amamentarem, ou por não estarem conseguindo.

A mulher precisa de apoio. Ao visitar uma mulher que amamenta, procure não fazer comentários do tipo “seu leite é fraco”, “seu leite vai secar”, “seu bebê prefere a mamadeira” entre outros. Pelo contrário, diga o quanto ela está fazendo um bom trabalho, ofereça para ajudar como puder, seja procurando informação junto com ela em um banco de leite, acionando o pediatra para avaliação da pega correta, ou simplesmente abraçando-a quando ela precisa.

Ter um bebê em casa já é difícil, e cansativo. Por isso, ofereça-se para cuidar do bebê enquanto ela toma um banho relaxante, ou dorme um pouco, afinal, descansar é importante para a produção de leite e o amamentar saudável. A mulher precisa estar confiante para amamentar, então transmita confiança, apoie a saúde mental da mamãe que nasce.

aleitamento materno

Cabe a todos nós incentivar uma amamentação saudável para mãe e bebê. Cabe aos amigos, ao pai, aos familiares e aos profissionais da saúde cercar essa mulher de cuidado, proteção, amor e atenção, e ajudar o binômio mãe-bebê a alcançarem o aleitamento materno.

A importância do leite para o bebê

O leite materno, além de ser um momento de ligação entre mãe e bebê, também proporciona benefícios à criança, uma vez que o aleitamento auxilia no desenvolvimento da criança.

Segundo o Ministério da Saúde, qualquer criança deve se alimentar exclusivamente de leite materno nos 6 primeiros meses de vida. Esta alimentação promove o fortalecimento do sistema imunológico, contra infecções e doenças virais.

Esta substância rica em proteínas se chama colostro, produzida algumas semanas após a mulher dar à luz. Por ser um líquido de aparência viscosa há uma maior quantidade de proteínas e menos gorduras. Além disso, o leite materno possui uma grande quantidade de água e, por este motivo, a ingestão não é necessária nos primeiros meses.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, a amamentação diminui 13% a mortalidade em crianças até os 5 anos de idade. Além dos benefícios à vida, o leite materno também é um ato de amor e carinho, único entre mãe e bebê.

Como amamentar corretamente?

aleitamento materno

Existe uma maneira correta de amamentar o bebê sem que prejudique a mãe e a criança. A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia indica que, para uma mamada adequada, o bebê deve estar ereto, com a boca bem aberta e o corpo voltado para a mãe, recebendo a sustentação do tórax.

Vale destacar que, caso a mãe perceba que a amamentação não está sendo adequada, que procure a orientação de um pediatra, uma vez que este momento deve ser prazeroso para ambos.

Embora haja cuidados e dificuldades que rondam o período da amamentação, não há maior satisfação em intensificar os laços com o bebê durante o aleitamento. Este cuidado proporciona saúde e um desenvolvimento seguro à criança, e amor e carinho são os ingredientes essenciais nesta etapa da vida, tanto para mãe, quanto para o bebê.

Se você conhece uma mulher que está amamentando ou já amamentou, te desafio hoje a fazer a diferença, e dizer como ela é incrível por isso!


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.