Como falar sobre deficiência com seu filho?
Postado em: 14/09/2020
Muitas pessoas se sentem desconfortáveis ao precisar falar sobre algo que não é de seu cotidiano. Antigamente, eram poucas ou inexistentes as crianças com deficiência nas escolas regulares e nos ambientes de lazer. Caminhamos para um mundo melhor, no qual a diversidade é cada vez maior em todos os espaços. Precisamos usar termos adequados além de saber como abordar as gerações mais novas a respeito.
Ao se deparar com a amizade do filho com uma criança com síndrome de down, ou alguma deficiência, seja na escola ou em outro local, os pais as vezes não conseguem explicar o porquê o amigo é diferente.
Mas, a verdade, é que a noção de diferente, é na grande maioria das vezes impostas por nós, e alguns conceitos e preconceitos são passados de nós para nossos filhos.
A amizade entre duas crianças flui naturalmente, de maneira muito pura. Se em algum momento formos questionados sobre determinados comportamentos da criança com deficiência, e até porque o amigo ainda não tem uma habilidade comum da idade precisamos explicar a condição da criança com síndrome de down, de forma simples, e fácil, dizendo que é uma características que algumas pessoas possuem desde o nascimento, como a cor dos olhos, nunca diga que é uma doença.
O papel dos pais
É importante ressaltar que todas as crianças devem ser tratadas de maneira igual, e que quando o amigo não conseguir fazer alguma atividade, não deve ser excluído, e sim auxiliado. Incentive seu filho a ter respeito pelas diferenças, e a incluir a todos nas atividades, mesmo que alguma criança possua mais dificuldade, e demore mais para aprender, deixando claro que que todos nós enfrentamos barreiras, e dificuldades.
Ensine sobre tolerância, respeito e empatia. Esses valores são passados ainda dentro de casa, e a amizade entre seu filho e uma criança com síndrome de down, será benéfica para os dois, e cheia de aprendizados!