Atendimento
Segunda a sexta: das 8h às 18h

Obesidade infantil

Postado em: 28/09/2020

A obesidade infantil é resultada de um desequilíbrio entre o ganho (dieta, escolhas alimentares, ambiente obesogênico), o gasto energético (sono, atividade física, sedentarismo, tempo de tela), e os diversos fatores de interação (genética, por exemplo). Hoje, essa condição clínica se faz mais frequente e presente, começando cada vez mais cedo, atingindo desde crianças menores de 2 anos até adolescentes, o que acende um alerta.

A obesidade infantil é questão de saúde pública!

obesidade infantilCrianças obesas apresentam maiores chances de se tornarem adultos obesos, com outras comorbidades associadas, como doenças cardiovasculares, renais, crônicas (pressão alta e diabetes tipo 2) e até mesmo problemas psicológicos, como depressão e transtornos alimentares.

Para se fazer o diagnóstico precoce e o acompanhamento dessa condição, dados como peso, altura e circunferência abdominal são fundamentais, além, é claro, da colocação desses dados no gráfico de curva (chamado escore Z) que consta na caderneta de saúde da criança, a qual permite ter um panorama do crescimento e desenvolvimento saudável dos pequenos.

Como prevenir a obesidade infantil?

A melhor forma de prevenção e tratamento são relacionadas as mudanças de hábito de vida, e isso requer alterações na alimentação, procurando mantê-la equilibrada, com consumo de bastantes fibras (verduras são ricas! ), ingestão de água, com quantidade moderada de comida no prato (principalmente de carboidratos), contando ainda com a completa mastigação dos alimentos e o local que são feitas as refeições (longe de telas).

Estes, são fatores que muito contribuem no processo, além da prática de atividades físicas , brincadeiras lúdicas, interativas e dinâmicas e diminuição de atividades sedentárias (TV, computador, celular) para no máximo duas vezes por dia, o que faz com que a criança e ao adolescente gastem energia e mantenham o equilíbrio energético.

É muito importante o acompanhamento de perto, o cuidado e o incentivo a uma vida saudável desses pequenos grandes seres, pois isso, reflete diretamente no futuro deles.


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.