Atendimento
Segunda a sexta: das 8h às 18h

Suplementação de ferro na infância

Postado em: 19/11/2020

O ferro é uma vitamina de suma importância para o desenvolvimento das crianças, contudo, alguns pais ainda são relutantes quanto a suplementação nesta etapa da vida. No entanto, o aconselhamento e orientação de um pediatra auxiliam a manter os pequenos.

A importância da suplementação de ferro na infância

A questão da suplementação na infância é muito debatida e causa dúvidas em muitos pais, afinal, será que meu filho precisa realmente tomar suplementos? Algumas vitaminas, como a D e a A, são ofertadas a criança desde o nascimento, enquanto outras, como o ferro são introduzidas posteriormente.

A anemia ferropriva, é um problema comum na infância. No Brasil, a incidência de crianças anêmicas é alta. O que acontece, é que a anemia ferropriva, a longo prazo, acaba por prejudicar o desenvolvimento e o crescimento da criança.

Sintomas da anemia por falta de ferro

Os sintomas são diferentes, a depender de cada fase da doença, sendo eles, irritabilidade, falta de atenção e percepção, abatimento, palidez da face, das mãos e mucosas, respiração ofegantes, unhas frágeis e outros.

Além de prejudicar o crescimento e desenvolvimento, as manifestações clínicas da anemia podem ser tardias, e por isso, e pela sua alta incidência, foi criado no Brasil, o Programa de Suplementação de Ferro, em 2005, abrangendo crianças de 6 a 24 meses, que devem receber suplemento.

Porém, recentemente, a recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria, é que a suplementação profilática acontece a partir dos 3 meses de idade. Junto a isso, recomenda-se que aos 12 meses, os pacientes sejam triados para possível anemia, através de hemograma.

Em quais alimentos podemos encontrar ferro?

Além da suplementação de ferro na infância, uma dieta rica nesta vitamina também pode ser a solução para que a criança tenha uma alimentação mais saudável e, consequentemente, o equilíbrio vitamínico.

Contudo, a qualidade diária deve ser prescrita pelo pediatra ou nutricionista. Ademais, técnicas para que os pequenos comam com mais facilidade, sem criar repulsa a alguns alimentos, como o brócolis, também são instruídos pelo profissional, junto aos pais.

Suplementação de ferro na infância

Aveia

A aveia, além de ser uma fonte rica em ferro, também é fibra que promove diversos benefícios à saúde das crianças, regulando a flora intestinal, aumentando a sensação de saciedade e reduzindo os níveis de colesterol.

Por ser um alimento seco, é possível combiná-lo com iogurtes leves, o que facilita a assimilação por parte das crianças.

Brócolis

Incluir o brócolis na dieta dos pequenos pode ser uma tarefa difícil para os pais, visto que as crianças podem ‘torcer o nariz’ para este alimento. Contudo, a verdura é fonte de ferro e vitamina C, ideal para o fortalecimento imunológico.

Vale destacar que para os alimentos que os filhos têm uma maior dificuldade de aceitação, os pais podem incluir aos poucos à mesa, sem forçar, deixando a criança optar de forma voluntária.

Suplementação de ferro na infância

Espinafre

O espinafre é um alimento bastante popular por conta dos desenhos que atraem a atenção das crianças. Acrescentar junto com outros pratos, como macarrão com molho branco e espinafre, auxilia os filhos a aderirem à dieta.

Legumes

As leguminosas são fontes ricas em ferro, contudo, a assimilação das crianças para incluírem estes alimentos na dieta pode ser dificultada caso os pais as forcem a comerem.

Por isso, é preciso conversar com o pediatra para orientar sobre a abordagem correta, ir sem pressa. No entanto, caso haja a deficiência, é preciso da suplementação de ferro para que em seguida a alimentação seja introduzida.

Para quem a suplementação com ferro é indicada?

As recomendações são sempre baseadas em medidas de política pública e tudo deve ser individualizado de acordo com o paciente levando em consideração alimentação e histórico pessoal. Por isso é importante lembrar que é durante as consultas regulares de rotina que o pediatra vai conseguir orientar a suplementação adequada para seu bebê, por isso não deixe de realizar o acompanhamento!


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.