Por que as crianças reclamam?
Postado em: 08/02/2021
Assunto tão frequente nas casas, mas tão difícil de lidar, as reclamações vindas das crianças ocorrem com todas as crianças em alguma fase do desenvolvimento.
Entender que isso é um processo natural desta etapa da vida é o primeiro passo para aprendermos a contorná-la.
Além disso, ajuda também entender que a criança não tem controle sobre isso e, para isso, vou explicar um pouco sobre como funciona nosso cérebro e por que as crianças reclamam.
Como funciona o cérebro da criança?
Esse órgão, que nos diferencia de todas as demais espécies vivas no planeta tem um funcionamento incrível. O cérebro humano possui duas partes, a esquerda e a direita, que, de maneira simplificada, podemos dizer que responde por capacidades bem distintas.
O lado esquerdo controla nossa parte mais lógica e racional, enquanto o direito é responsável pelas respostas mais passionais, como o não verbal (expressões faciais, corporais, tom de voz e postura) e as sensações está mais conectado com o restante do corpo.
Até próximo aos 4 anos de idade, a metade direita predomina, fazendo com que não tenham a capacidade de expressar de maneira lógica seus sentimentos e caracterizar o que estão sentindo. Não conseguem nomear as sensações boas ou ruins e identificar de onde elas vêm, causando um desconforto ou inquietação intensa.
Lidar com as birras ou reclamações não é sobre deixar fazer o que quiser, mas sim sobre acolher o sentimento ruim, deixando-a se sentir amparada e sobre aprender a identificar o que é e o que fazer com isso.
Seguem 6 dicas importantes nesse processo:
Nomear
Dê nome para os sentimentos e relembre todo o ocorrido para que a se entenda de onde veio o sentimento usando o raciocínio lógico (lado esquerdo).
Envolver
Tente não reagir. Abrace e ajude-o a escutar e pensar. O diálogo é sempre a melhor ferramenta para auxiliar no aprendizado das crianças. Aumentar o tom de voz ou repreender, pode trazer consequências negativas para o futuro.
Movimentar
Use atividade física para transformação da emoção e estimular os pequenos a lidarem melhor com os sentimentos do dia a dia. Além disso, é uma ótima opção para mantê-los saudáveis, gastando energia e fazendo novos amigos.
Nuvem de emoção
Ensine que as sensações boas e ruins vêm e vão, principalmente quando a criança estiver presa num sentimento negativo. Evite que as crianças fiquem tristes por muito tempo, com algo que já aconteceu e passou.
Refletir
Ajude a prestar atenção nos pensamentos, imagens e sentimentos, usando isso para tomar decisões. Isso auxilia no discernimento das vontades da criança, fazendo com que tome atitudes mais conscientes à medida em que trabalha.
Conectar
Aproveite os conflitos para ensinar e exercitar empatia e aprender que discordância faz parte da vida.
Por que as crianças reclamam? O que pode causar birra no dia a dia?
Por serem muito pequenas, as crianças ainda não dominam 100% a linguagem verbal e acabam apresentando sinais não verbais para situações frustrantes em seu dia a dia.
A fome, o cansaço são os principais fatores das reclamações e, quando a criança não consegue expressar estes sentimentos em palavras, acaba chorando ou se expressando de forma não verbal para chamar a atenção e sinalizar que algo não está bem.
O ambiente pode influenciar nas crises das crianças, por isso, os pais também precisam rever alguns conceitos caso os filhos estejam fazendo birra constantemente. Brigas entre os pais, gritos em casa, podem fazer com que a criança sinta medo e seja influenciada pelas crises de birra.
Vale destacar também, que o acompanhamento pediátrico é fundamental para o aconselhamento junto dos pais e orientar da forma correta de lidar com estes períodos de reclamações, sem fazer o uso de violência.