Como incentivar seu filho a dar os primeiros passos
Postado em: 15/02/2021
Os primeiros passinhos do bebê são super esperados. Os pais ficam ansiosos por ver os pezinhos trocando passinhos, e você sabia que existem formas de estimular seu neném a andar?
Sim, os pais podem preparar todo o ambiente e fazer o uso de algumas técnicas que influenciam não só no desenvolvimento motora da criança, como no aspecto cognitivo, visto que conversar com o bebê, auxilia neste segmento.
A importância de aprender a andar
Andar é uma das primeiras ‘vitórias’ no desafio do desenvolvimento das crianças. É através da ação de caminhar que os pequenos vão descobrindo novas coisas e lugares da própria casa.
Além disso, deixe sempre as crianças caminharem descalças, uma vez que este tipo de hábito auxilia no desenvolvimento do arco plantar, fazendo com que os pés não tenham alterações na pisada. Isso também auxilia o pequeno a descobrir novas sensações através do tato.
O que posso fazer para meu filho andar?
Existem técnicas que os pais e familiares podem fazer para estimular os primeiros passos da criança. Mas vale destacar que isso deve ser feito sempre com o auxílio de mais de uma pessoa, além de adotar medidas que deixem a criança segura.
Passar segurança
A primeira coisa é passar segurança para seu bebê. Apoie e incentive, e lembre-se que alguns tombos vão acontecer, tente não assustar o bebê nesse momento.
Ajude a criança a ganhar confiança
Uma forma de ajudá-lo a ganhar confiança é caminhar junto com ele, segurando suas mãozinhas.
Fique na frente do bebê
Uma outra dica é colocar o bebê a um metro de distância e pedir para que venha até você. Coloque brinquedos e objetos que o bebê gosta para chamar a atenção e incentivá-lo a pegar.
Amarre a criança com um tecido firme
Você também pode pegar um tecido bem firme, e colocar sobre o tórax e embaixo da axila, amarre e segure a ponta que sobrar firmemente, deixando o bebê caminhar.
Deixe-a descalça ou com meias adequadas
Se possível, em casa deixe o bebê descalço ou use meias antiderrapantes. O tato é um importante sentido nesse momento, os sapatos podem acabar atrapalhando.
Atenção para os seguintes cuidados!
Cuidados com os andadores, eles não são indicados e acaba que seu filho vai precisar aprender duas vezes, uma a andar com o andador e outra sem ele.
Os apoiadores, que são parecidos com carrinhos para empurrar, podem ser utilizados. Sempre com supervisão do adulto.
Legal lembrar que as crianças com síndrome de down vão alcançar esse marco de desenvolvimento tão esperado. E é por isso que a fisioterapia é tão importante, assim ela vai preparar a musculatura e as articulações, fortalecendo-as, para andar.
O acompanhamento fisioterapêutico também auxilia o paciente a ter uma melhor consciência corporal e coordenação motora, para que a criança com síndrome de down cresça sem ter dificuldades de locomoção e desfrute de uma vida saudável.
Como o pediatra pode ajudar?
Consultas regulares com um pediatra auxiliam a um melhor aconselhamento com relação às técnicas para incentivo da criança, seja para caminhar ou em outros aspectos, como na questão de brincadeiras ou para melhorar o sono.
Vale destacar que, caso a criança esteja demorando para começar a andar, o quadro merece a investigação, uma vez que o atraso no desenvolvimento pode estar atrelado a outras síndromes e o tratamento prematuro auxiliam em um melhor convívio da criança, tanto durante o ambiente escolar, quanto no dia a dia.
Como foi quando seu filho andou pela primeira vez? E para os que estão na espera dos primeiros passos, como tem sido acompanhar o desenvolvimento?