Atendimento
Segunda a sexta: das 8h às 18h

Febre em bebês: o que fazer?

Postado em: 19/10/2022

Quando falamos em febre, a primeira orientação é aferir corretamente a temperatura das crianças. Os termômetros digitais são considerados os melhores. Acima de 37,5°C, considera-se febre. Entretanto, estudiosos consideram que o antitérmico deve ser administrado acima de 37,8°C. É importante também observar a criança: se ela estiver disposta e com energia, espere. Se ficar caidinha e com mal-estar, vale medicar – sempre sob orientação médica.

Febre em bebês
Mas será que toda vez que a febre aparecer, é preciso procurar um médico imediatamente? Separamos 8 dicas que podem ajudar a baixar a febre do seu filho em casa, confira:

1. Mantenha a criança em quarto ventilado.

  1. Ofereça líquidos, como água e chá, generosamente, mas sem forçar.
  2. Alimente a criança de acordo com o apetite, sem insistir.
  3. Banhos de imersão, como em banheiras, ajudam. Use água morna, nunca gelada ou fria, pois pode levar a um choque térmico — quando há diminuição rápida da temperatura com risco de crise convulsiva.
  4. Prolongue o banho por dez minutos ou mais, deixando a água esfriar lentamente. Ao mesmo tempo, ponha compressas (panos) frias na testa da criança.
  5. Nunca coloque álcool no corpo da criança nem na água do banho, pois há perigo de intoxicação.
  6. Sempre que surgirem tremores, suspenda o banho e agasalhe moderadamente a criança.

8. Não coloque uma criança que está tendo convulsão em banho de imersão.

Entretanto, quando a febre apresenta pico acima de 39,5ºC, a recomendação é que a criança seja examinada pelo médico. Conte com a experiência da Dra. Anna Dominguez Bohn, pediatra geral com foco em Síndrome de Down na Pediatria UP.


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.