Febre em bebês: o que fazer?
Postado em: 19/10/2022
Quando falamos em febre, a primeira orientação é aferir corretamente a temperatura das crianças. Os termômetros digitais são considerados os melhores. Acima de 37,5°C, considera-se febre. Entretanto, estudiosos consideram que o antitérmico deve ser administrado acima de 37,8°C. É importante também observar a criança: se ela estiver disposta e com energia, espere. Se ficar caidinha e com mal-estar, vale medicar – sempre sob orientação médica.
Mas será que toda vez que a febre aparecer, é preciso procurar um médico imediatamente? Separamos 8 dicas que podem ajudar a baixar a febre do seu filho em casa, confira:
1. Mantenha a criança em quarto ventilado.
- Ofereça líquidos, como água e chá, generosamente, mas sem forçar.
- Alimente a criança de acordo com o apetite, sem insistir.
- Banhos de imersão, como em banheiras, ajudam. Use água morna, nunca gelada ou fria, pois pode levar a um choque térmico — quando há diminuição rápida da temperatura com risco de crise convulsiva.
- Prolongue o banho por dez minutos ou mais, deixando a água esfriar lentamente. Ao mesmo tempo, ponha compressas (panos) frias na testa da criança.
- Nunca coloque álcool no corpo da criança nem na água do banho, pois há perigo de intoxicação.
- Sempre que surgirem tremores, suspenda o banho e agasalhe moderadamente a criança.
8. Não coloque uma criança que está tendo convulsão em banho de imersão.
Entretanto, quando a febre apresenta pico acima de 39,5ºC, a recomendação é que a criança seja examinada pelo médico. Conte com a experiência da Dra. Anna Dominguez Bohn, pediatra geral com foco em Síndrome de Down na Pediatria UP.