Atendimento
Segunda a sexta: das 8h às 18h

Porque o bebê acorda chorando?

Postado em: 15/05/2023

No início da vida, os bebês se comunicam chorando. Pelo choro do recém-nascido, ele mostra se está com fome, frio, cansado ou sentindo dor. É importante que os pais tentem identificar o que está acontecendo para resolver cada situação.

No entanto, muitas mães relatam que as crianças acordam à noite chorando muito, um choro desesperado, diferente daquele que apresentam durante o dia.

Pensando nisso, vamos falar sobre alguns motivos que podem fazer com que o pequeno acorde de madrugada aos gritos, deixando pais e cuidadores assustados.

bebê acorda chorando

Bebê acorda chorando: Principais motivos para o choro

Pesadelos: as crianças sonham muito. Enquanto os adultos sonham de 11 a 20% do tempo do ciclo do sono, que tem cerca de 90 minutos, os bebês sonham 50% do tempo, em um ciclo de 45 minutos aproximadamente. É um sono bastante agitado. Portanto, os pesadelos são muito comuns e o pequeno pode acordar assustado se tiver um sonho ruim.

Terror noturno: cerca de 5% das crianças sofrem com terror noturno, onde o bebê pode chorar, gritar, gemer e se debater. Pode durar de poucos minutos até meia hora e, na maioria das vezes, é perturbador para os pais. A criança na verdade está dormindo e não existem estudos que comprovem as causas do terror.

Criança não dormiu o suficiente: isso acontece principalmente nas sonecas. Se seu filho acorda em 20 ou 30 minutos com um choro forte, ele não descansou e está com dificuldade em ligar as fases do sono dentro do ciclo. Neste caso, o ideal é ajudar a criança a voltar a dormir muito rapidamente, mesmo que esta soneca precise terminar no colo. Depois de 50 minutos dormindo, o bebê pode ser transferido do colo para o berço novamente.

Fome: lembre-se sempre quando foi a última vez que o pequeno foi alimentado. Pode ser que ele esteja com um intervalo adequado já para mamar.

Incômodos: é bastante comum a criança acordar chorando quando tem alguma dor, algo que a está incomodando, entretanto esse não é um comportamento rotineiro, já que o bebê não fica incomodado o tempo todo. Se seu filho acorda sempre chorando, essa provavelmente não é a causa principal.

Associações erradas de sono: o bebê adormece de uma forma em que depende de outras pessoas como por exemplo sendo ninado no colo ou mamando. Quando ele acorda, não sabe se manter no sono, não sabe iniciar outro ciclo sozinho, e chama por alguém para ajudar. 

Como acalmar o bebê

Há algumas formas de confortar o bebê que chora muito durante o sono:

  • Durante a amamentação, mudá-lo de posição pode funcionar;
  • Alguns bebês se sentem mais confortáveis quando usam mais roupas;
  • Pegue o bebê no colo ou coloque-o perto. Fale com ele, cante baixinho;
  • Balance o carrinho do bebê para frente e para trás ou saia para dar uma volta;
  • Se estiver calor, tire suas roupas e faça massagens. Evite usar óleos e loções durante o primeiro mês de vida;
  • Um banho morno pode acalmar;
  • Às vezes, muito agito pode deixá-lo desperto. Após a refeição, tente deitá-lo e deixá-lo tranquilo;
  • Peça conselhos ao pediatra.

Quando procurar ajuda

Várias razões podem causar o choro em excesso. Isso pode ser exaustivo e assustador para os pais, mas nem sempre é motivo para preocupações.

Um dos motivos para o choro excessivo são as cólicas. Certos médicos acreditam que elas podem ser causadas por dores de estômago ou abdominais. Portanto, consulte o pediatra para entender se há alguma causa específica que deve ser tratada. No entanto, as cólicas geralmente passam naturalmente após o quarto mês.

Se o bebê está chorando constantemente e você não consegue distraí-lo ou consolá-lo, ou se o choro está diferente do normal, ele pode estar doente. Meça sua temperatura, se está com uma cor diferente, se tem erupções de pele e lesões, se respira com dificuldade ou faz barulhos ao respirar. Ao perceber algo diferente do normal, leve-o ao pediatra.

Clique aqui e entre em contato com a Dra. Anna Domingues Bohn da Pediatria Up para garantir noites tranquilas e um desenvolvimento saudável para seu filho(a)!


Leia também:

Meu Filho Não Come: o que fazer?


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.