7 mitos e verdades sobre a Síndrome de Down
Postado em: 18/12/2023
A Síndrome de Down (SD) ou Trissomia do cromossomo 21 é uma condição genética em que, ao invés de um par no cromossomo 21, há três. Todos temos, em todas nossas células, 23 pares de cromossomos, totalizando 46.
No entanto, essa carga genética a mais presente na SD, faz com que esses indivíduos tenham algumas características individuais únicas, além de necessidades particulares.
Essas particularidades fizeram com que ao longo dos séculos muitos mitos fossem reverberados. Hoje, o cuidado destes indivíduos busca potencializar seu desenvolvimento, atender suas especificidades, promover sua autonomia e desfazer mitos.
Mitos em relação à pessoas com deficiência, principalmente intelectual, são importantes fatores relacionados ao capacitismo, ou seja, ao preconceito contra a pessoa com deficiência.
A seguir, trouxemos sete mitos e verdades em relação à Trissomia do 21. Confira!
1. MITO: pessoas com SD são sempre muito carinhosas
– VERDADE: pessoas com SD tem particularidades únicas em sua personalidade, com gostos e opiniões próprias, como qualquer outra pessoa
2. MITO: pessoas com SD são dependentes de seus pais para sempre e nunca poderão morar sozinhas.
– VERDADE: com estímulos adequados e oportunidades, pessoas com SD podem construir e conquistar atividades como qualquer outra pessoa. Hoje, há inúmeros exemplos ao redor de todo o mundo de realizações como correr uma maratona, fazer faculdade, ter uma moradia independente e poder dirigir, entre outros, ou seja, uma vida como de qualquer outra pessoa.
3. MITO: jovens com SD são hipersexualizadas
– VERDADE: sexualidade e libido fazem parte da vida de todos. Assim como qualquer adolescente, os hormônios e a fase da puberdade trazem vontades e desafios.
É natural que jovens com SD também sintam determinados sentimentos e vontades, mas se privados de informação e orientação podem ter comportamentos considerados inadequados.
É comum se acreditar que pessoas com deficiência não podem ter sexualidade ativa, o que as priva de conversas sobre o assunto que as auxilie a compreender o sentem, como atuar e se proteger de abusos.
4. MITO: existe grau na SD
– VERDADE: o desenvolvimento neurológico e as habilidades que cada um terá depende de uma complexidade de fatores. As oportunidades, estímulos adequados, convívio social e escola regular, além da estimulação precoce estão entre os principais determinantes da cognição e suas características.
Além disso, existem variações de inteligência e habilidades naturais assim como nas demais pessoas. Dizer que há grau infere uma pré- determinação de todos esses elementos que não podem ser modificados.
5. MITO: Pessoas com esse SD vivem pouco
– VERDADE: Com o avanço da medicina e melhor cuidado das comorbidades, muitos indivíduos tem boas condições de saúde e qualidade de vida, alcançando expectativas de vida próximo as das demais pessoas.
6. MITO: crianças com deficiência são especiais
– VERDADE: dizer que alguém é especial denota uma superioridade ou diferenciação positiva. Entretanto, sabemos que, na sociedade, são muitos os desafios presentes na vida de quem tem deficiência. Quando a deficiência é intelectual, estes se tornam ainda maiores. Sentimentos como preconceito, vergonha e pena são comuns entre muitos por sempre enxergarmos a deficiência necessariamente como negativa.
Ao utilizar a palavra especial tenta-se amenizar os sentimentos anteriores. É preciso normalizar a diversidade e, com isso, entender que todos somos diferentes. Nem melhores, nem piores.
7. MITO: pessoas com SD são todas iguais
– VERDADE: pessoas com SD possuem diversas características, algumas comuns à síndrome mas muitas outras, próprias. São parecidas com seus familiares, possuem temperamento e personalidade próprios, assim como qualquer outra pessoa.
As características que compõem a SD são muitas e ninguém terá todas. Cada um possui suas particularidades.
Saber sobre esses fatores sobre a Síndrome de Down é fundamental para contribuir para o desenvolvimento das crianças e suas socialização de forma não capacitista. Esperamos que tenha gostado!
Para conversar com mais detalhes sobre o assunto, você pode agendar uma consulta! É só entrar em contato pelo WhatsApp.