Atendimento
Segunda a sexta: das 8h às 18h

Anvisa aprova nova Medicação para vírus da Bronquiolite

Postado em: 26/12/2023

Uma nova medicação foi liberada pela ANVISA para proteger os bebês menores de 2 anos contra o Vírus Sincicial Respiratório. Este vírus, conhecido por causar bronquiolite, é uma das infecções mais comuns na infância e é responsável pelo maior número de internações em menores de 2 anos.

Os sintomas da bronquiolite podem ser semelhantes a um resfriado com tosse e coriza, podendo evoluir com febre e falta de ar entre o 3o e 5o dia de doença. O vírus causa uma inflamação na via aérea inferior, chamada de bronquíolos, e o acúmulo de secreção é o que causa o cansaço para respirar. 

Anvisa aprova nova Medicação para vírus da Bronquiolite

Crianças menores de 6 meses são as mais suscetíveis ao vírus e a quadros mais graves por conta da infecção. Não há tratamento específico e, por isso, seja em casa ou em internação hospitalar, o objetivo é a remoção da secreção através de lavagem nasal, inalação com soro fisiológico, além de fisioterapia respiratória e suporte para a respiração nos casos mais graves. 

Qual é a nova medicação para vírus da bronqueolite?

Este novo medicamento, lançado pela farmacêutica Sanofi-medley, registrado pelo nome Beyfortus (nirsevimabe) é um anticorpo monoclonal, ou seja, proteínas que ajudam o corpo a reconhecer as partículas do vírus e neutralizá-lo. Ele está indicado para todos os recém-nascidos nascidos a menores de 8 meses, em dose única, durante a sazonalidade do vírus, que circula entre os meses de fevereiro a agosto no Brasil. 

A indicação pode ser extendida até os 2 anos, anualmente, para aqueles bebês que tenham maior vulnerabilidare como cardiopatas, pneumopatas e crianças com Síndrome de Down. 

Esta medicação é diferente do Synagis (paliviZumabe), já utilizada para prevenir o vírus, mas usada somente nos pacientes bastante vulneráveis, com problemas cardíacos ou pulmonares que tenham bastante repercussão. 

Ainda não temos data para a chegada do Nirsevimabe no Brasil, mas ele é uma esperança de redução drástica nos números de infecções pelo VRS e, principalmente, em internações pediátricas. Aguardamos com ansiedade mais esta proteção para nossas crianças.

Para saber mais detalhes sobre essa medicação ou sobre a prevenção da bronquiolite, agende uma consulta! É só entrar em contato pelo WhatsApp!


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.