Atendimento
Segunda a sexta: das 8h às 18h

A Necessidade da educação regular e a Síndrome de Down

Postado em: 13/09/2019

Uma boa educação é um bem enorme que produz benefícios pessoais durante toda a vida que vai muito além da parte acadêmica diretamente ligada à escola. Isso não é diferente para pessoas com síndrome de Down.

O simples ato de um pequeno com síndrome de Down frequentar um ambiente escolar, onde ele terá contato com outras crianças da mesma idade, traz benefícios não somente a si mesmas como também aos outros alunos da escola, que se tornam pessoas mais empáticas e, ao mesmo tempo apresentam um mundo cheio de singularidades e possibilidades aos pequenos que estão apenas começando a conhecer o mundo.

O desenvolvimento psico afetivo e o processo de socialização das crianças com síndrome de Down são passos fundamentais durante a escolarização, principalmente durante a infância, pois conviver com pessoas de diferentes origens e formações em uma escola regular e inclusiva pode ajudar ainda mais as pessoas com síndrome de Down a desenvolverem todas as suas capacidades.

Leia mais em: Brincar Desenvolve

Muitos tem a ideia de que há graus de deficiência intelectual quando na verdade o desenvolvimento destas crianças dependerá do estímulo precoce e das oportunidades que lhes oferecemos.

Sendo assim, é importante haver o apoio e investimento em sua formação, pois os alunos com síndrome de Down, assim como quaisquer outros estudantes, têm igual capacidade de aprender se estimulados de forma especializada.

Leia mais em: Como estimular a criança com síndrome de Down até os 12 meses

Leia mais em: Como estimular a criança com síndrome de Down a partir de 1 ano

Seguindo os preceitos constitucionais de que todas crianças, tendo ou não qualquer tipo de deficiência, têm o direito inalienável de estarem matriculadas em escolas regulares, a política na área da educação pública no Brasil nos últimos anos tem sido a inclusão dos estudantes com síndrome de Down e outros tipos de deficiência na rede regular de ensino.

Com o objetivo de garantir esse direito e promover a inclusão efetiva dos pequenos com deficiência, o artigo 7 da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o compromisso com a adoção de medidas necessárias para assegurar às crianças com deficiência o pleno exercício de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais em igualdade de oportunidade com as demais, com sistemas educacionais inclusivos, em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino.

A criança com síndrome de Down tem um perfil específico de aprendizado, com características próprias, com fatores que facilitam o aprendizado, e outros que inibem esse aprendizado, por isso, para que a inclusão seja de fato eficaz, tanto no ambiente escolar, quanto acadêmico e profissional, é preciso contar com profissionais preparados para atender às necessidades educativas especiais de cada aluno e estimulá-los, reconhecendo suas características e dando o apoio necessário para que o ato de ir para a escola não se resuma apenas a cumprir presença diariamente.

Qualquer dúvida procure sempre um pediatra. Todas as informações fornecidas neste website têm caráter meramente informativo, com o objetivo de complementar, e não substituir, as orientações do seu(sua) médico(a).


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.