A síndrome de Down
Postado em: 11/10/2018
Os seres humanos. em sua maioria, possuem em todas as células 46 pares de cromossomos. Entretanto, nos indivíduos com Síndrome de Down (SD), todas as células ou na maior parte delas, existem 3 cromossomos ao invés de 2 no cromossoma 21. Por conta disso, também se conhece a SD como trissomia do 21. Isso ocorre pois, no momento da fecundação, o óvulo ou o espermatozóide com um cromossomo a mais no par 21 junta-se com o espermatozóide ou óvulo para formar o embrião que posteriormente se tornará o bebê.
Não se sabe ao certo os motivos pelos quais isso ocorre mas o que se observa são algumas características comuns a todos os indivíduos com SD e uma susceptibilidade maior a algumas doenças. Contudo, assim como qualquer outra pessoa, elementos como personalidade, habilidades e dificuldades são particulares a cada um e não devemos usar estereótipos para descrever uma pessoa com SD. As conquistas alcançadas dependerão de estímulo e incentivo ao aprendizado, cada um ao seu tempo e com auxílio de profissionais capacitados para guiar de maneira mais certeira o desenvolvimento da criança e adolescente com SD. Desde o momento da notícia, passando pelas aquisições de capacidades como fala, caminhar, entre outros, até o ingresso na escola chegando a idade adulta com profissionalização e autonomia é normal enfrentar dificuldades. Importante salientar que todos nós passamos por todas essas etapas citadas, encontrando também grandes desafios. Passar por tudo isso não é exclusividade das pessoas com SD e, por isso, devemos ter empenho e buscar objetivos claros.
.
Neste site traremos informações a respeito da SD nos mais diversos âmbitos da vida e sobre as fases do seguimento da puericultura geral e da criança com SD, a fim de auxiliar familiares e promover o conhecimento.