Atendimento
Segunda a sexta: das 8h às 18h

Cinco dicas para aproveitar o verão de forma mais saudável!

Postado em: 24/01/2019

No Brasil, o período de verão vem juntamente com as férias escolares, com dias quentes e ensolarados, ideais para aproveitar e curtir o calor ao ar livre. Porém, com as temperaturas lá em cima e essa flexibilidade de horário das férias, é necessário ainda mais atenção e disciplina com a saúde dos pequenos, onde a criançada costuma brincar mais que o normal e assim gastam muito mais energia.

Então como aproveitar cada segundo do verão da melhor forma?

É necessário ficar atento para alguns cuidados essenciais com o corpo e aproveitar para criar bons hábitos de alimentação e hidratação. Por isso, preparamos algumas dicas para aproveitar o verão de forma saudável que vão garantir tirar o máximo de proveito dessa época tão gostosa!

1- Hidratação. Aproveite para criar hábitos!

Quando as temperaturas são altas e seu corpo libera bastante água através principalmente do suor para refrescar o corpo, o problema é que na transpiração o corpo libera a água junto com sais minerais, podendo ocasionar um quadro de desidratação. Ofereça muito líquido para os pequenos durante o dia.

Aproveite o momento para inserir o hábito de consumir mais água! Carregar consigo sempre uma garrafinha de água potável ou suco natural, por exemplo, faz com que durante o resto do ano a ingestão constante de líquidos saudáveis passe a ser uma atitude normal e corriqueira para a criança.

Uma ótima alternativa para eliminar os refrescos industrializados ou em pó do cardápio é ofertar a água de coco aos pequenos, pois ela é rica em sais minerais e nutrientes e pode ser considerada um isotônico natural para repor os líquidos perdidos pelo suor.

Para os bebês que estão em período de aleitamento, deve se reduzir o intervalo entre as mamadas, uma vez que o leite materno já é rico em água.

2- Atenção com as roupas!

As roupas também podem ser aliadas durante o verão quando utilizadas corretamente. Opte por roupas mais leves, com tecidos de algodão ou malha, para facilitar a circulação sanguínea nos dias de sol. Foque também em roupas claras, que ajudam a evitar a radiação solar, mais soltinhas no corpo, sempre evitando as mais apertadas e de tecido sintético. O uso de chapéu, bonés e óculos de sol (sempre certificados e adquiridos em locais adequados) são muito bem vindos!

3- Proteção solar.

Como já falamos antes em “O calor chegou! Atenção redobrada com a pele no verão!, atentando-se a idade adequada da criança, use e abuse do protetor solar. O produto deve ser aplicado de 15 a 20 minutos antes de sair de casa, e reforçado a cada duas horas, principalmente se estiver na praia ou piscina. Lembrando sempre de que se deve evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h, período de maior radiação solar que afeta negativamente a pele, principalmente a dos pequenos, que tem a pele mais sensível, independente de quão quente ou visível o sol está, visto que nesses momentos a radiação continua a mesma.

4- Mantenha uma alimentação saudável e divertida!

Com a flexibilidade dos horários de férias, manter uma rotina alimentar saudável é um desafio a mais. É importante não pular refeições e nem substituí-las por guloseimas. Mesmo que durante esse período a criança “ganhe o privilégio” de acordar um pouquinho mais tarde. Ofertar uma fruta antes de seguir com a refeição do almoço já auxilia a manter a rotina alimentar quebrando o jejum de forma saudável.

A alimentação durante o verão precisa ser leve, incentivando ainda mais a ingestão de frutas, legumes e verduras essenciais para manter a saúde em dia.

Uma dica bacana para se refrescar e fugir dos sorvetes e guloseimas industrializadas e super calóricas, é preparar um Smoothie com frutas da estação, o que é ótima chance para fazer com que a criança consuma mais frutas e verduras de uma forma muito mais atrativa e, ao mesmo tempo saborosa e refrescante, livre da adição de açúcares brancos. O Smoothie pode ser preparado com frutas congeladas como banana, morango, maçã, dentre outras e então batidas no liquidificador adicionando um pouco de suco natural ou iogurte integral até que se obtenha uma textura cremosa semelhante a de um frozen.

5- Ventilador, ar-condicionado ou umidificador de ar?

O uso de ventilador não é totalmente contra indicado desde que seja usado da forma correta, deixando ele posicionado contra uma parede, para cima ou na função exaustor, que puxa o ar e circula, nunca ventilando direto a criança. Muita atenção com a altura em que o ventilador está posicionado, já que ele representa perigo aos dedinhos curiosos da criança.

Quando se fala de ar-condicionado o problema é outro. Mesmo que se mantenha em uma temperatura amena, esses aparelhos diminuem significativamente a umidade do ar, que pode agravar casos de alergias ou problemas respiratórios se algumas precauções não forem tomadas. Uma dica seria colocar um umidificador de ar no quarto, que ajudará a controlar a secura do ambiente nos dias em que a umidade relativa do ar estiver muito baixa, evitando quadro alérgicos, rinite e asma ou que o nariz da criança fique ressecado e sangre, o que é muito comum em ambientes com baixa umidade, além, é claro, de que por si só o umidificador já ajudará a refrescar o ambiente, levando sempre em consideração que mesmo o umidificador de ar deve ser usado com moderação, pois muita umidade favorece a proliferação do mofo.

Uma outra dica simples, que de alguma forma já ajudará um pouco com o controle da umidade, seria colocar um balde de água no quarto da criança ou uma toalha molhada pendurada (atenção com a limpeza da toalha e em trocá-la constantemente para evitar mofo).

Qualquer dúvida procure sempre um pediatra. Todas as informações fornecidas neste website têm caráter meramente informativo, com o objetivo de complementar, e não substituir, as orientações do seu(sua) médico(a).


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.