Como diferenciar gripe, resfriado ou covid-19 em crianças?

Postado em: 28/12/2022

Nariz escorrendo, dor de garganta, tosse e febre. Os sintomas chegam e deixam pais e mães naquela velha dúvida: é gripe ou resfriado? Agora, com o coronavírus, mais uma doença entra nessa equação. Mas, afinal, dá para diferenciar e tratar em casa?

As doenças respiratórias virais em geral têm um início muito parecido, com febre e dores pelo corpo, cabeça ou garganta, além de falta de apetite, diarreia e náusea. As crianças também podem ficar mais impacientes e molinhas, principalmente se estiverem febris.

Como diferenciar gripe, resfriado ou covid-19 em crianças?

A diferenciação é ainda mais complicada porque as manifestações mais conhecidas da Covid-19 nem sempre aparecem nos pequenos. Só os testes podem confirmar ou descartar o diagnóstico.

Principais sintomas de cada doença

Resfriado: coriza, febre baixa, dor de garganta, tosse e espirros.

Gripe: febre alta, dor intensa no corpo, tosse, dor de garganta e cansaço. Coriza, nariz entupido e diarreia também são comuns em crianças.

Covid-19: febre alta, tosse seca, coriza, dor de cabeça, diarreia. Em casos mais graves, pode surgir dificuldade para respirar. Também há evidências de problemas dermatológicos em quadros infantis, como manchas vermelhas na pele, lábios secos ou rachados e até roxidão nos dedos.

O que fazer diante das primeiras manifestações

O ideal é que a criança não saia de casa, exceto para ir ao médico. Ela não deve ir à escola nem ter contato com outras crianças (mesmo de máscara) se estiver doente, incluindo quadros leves. É preciso testar, pode ser PCR ou Antígeno, já no 2° ou 3° dia de sintomas. Para os pais, a orientação é reforçar os cuidados com o uso de máscaras e durante os contatos sociais.

Cuide da saúde de seu filho. Agende uma consulta com a Dra. Anna Dominguez Bohn, com foco em Pediatria Geral e Síndrome de Down na Pediatria UP.