Como estimular a criança com síndrome de Down a partir de 1 ano
Postado em: 01/11/2018
O desafio da idade cronológica versus a fase do desenvolvimento.
A partir dos 12 meses de idade, a criança começa a ter mais autonomia e seu desenvolvimento avança com muito mais velocidade. Junto com esses avanços vêm certa ansiedade por parte dos pais, que não veem a hora de saber quando seu filho vai começar a andar, quando vai começar a falar…
Não há respostas precisas, mas, com os estímulos certos, a criança será capaz de alcançar todas as etapas plenamente, mesmo que, no que se diz respeito a crianças com síndrome de Down, essas etapas tenham um avanço diferente, mais desacelerado. Isso deve ser encarado numa boa, pois essa variação é normal, uma vez que cada ser é único respondendo de maneiras diferentes a estímulos recebidos e que cada criança tem seu ritmo de aprendizado e responde de maneira diferenciada a estímulos.
Sendo assim, é importante traçar um perfil da criança, entender em que mundo ela vive, seus interesses e observar o aprendizado que ela adquiriu até agora. E só então buscar atividades ideais, não se guiando apenas pela idade cronológica, mas de acordo com suas possibilidades no momento. Assim os exercícios não se tornarão difíceis demais ou até mesmo impossíveis de serem alcançados.
12-18 meses
Nessa fase, o bebê está mais interessado a interagir com o meio e com as pessoas ao seu redor. É a hora certa para conversar com o bebê, dançar com ele, incentivar a balbuciar os primeiros sons e palavras. Na parte motora, essa etapa é conhecida como o início da fase da locomoção, ou o preparar para andar, que também devem ser estimulados.
18-24 meses
Esta é a fase em que a criança começa a querer experimentar outras posturas de locomoção. Para isso, precisa ter equilíbrio, coordenação e um conhecimento dos movimentos de seu corpo. Muitas vezes passa por um período de ficar de pé, para depois começar a caminhar. Ficar de pé é um ótimo aliado no desenvolvimento e modelamento do acetábulo e da cabeça do fêmur, fatores extremamente importantes para um bom caminhar futuramente.
24-30 meses
Ao atingir seu segundo ano, a criança está muito mais participativa e interessada. Começa a mostrar sua própria personalidade e desejo por explorar o mundo e os porquês. Essas iniciativas devem ser estimuladas o tempo todo, pois ajudará a desenvolver sua independência e diferenciar o certo e o errado, o que pode ou não fazer. Manter-se firme na disciplina é importante.
30-36 meses
Neste período existem duas coisas que precisam de atenção e que devem ser investigadas:
1) A articulação atlantoaxial, para descartar possíveis luxações ou instabilidades.
2) Os pés: com exame feito por especialistas para avaliar eventuais alterações anatômicas como a hipotonia.
É preciso ter todo o cuidado porque a criança estará entrando numa fase de descobertas maiores, em que ela se aventura mais e está exposta a brincadeiras mais radicais. Também se mostram verdadeiras imitadoras, principalmente se tiverem convívio com irmão ou crianças de idade parecida. Deixe que ele explore os brinquedos, a comida, o ambiente ao seu redor.
Saiba mais sobre em: Como estimular a criança com síndrome de Down até os 12 meses
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