Infecção Urinária em Bebês: Como Identificar ?
Postado em: 14/12/2022
A infecção urinária ocorre em todas as faixas etárias da pediatria, desde o período neonatal – os primeiros 30 dias de vida – até a adolescência. É, inclusive, muito comum na infância, sendo a segunda doença infecciosa bacteriana mais incidente em crianças de até dois anos. É superada apenas pelas infecções das vias respiratórias.
A maioria dos casos é provocada por bactérias que se instalam e se multiplicam no trato urinário, e pode levar a uma resposta inflamatória do organismo. Entretanto, vírus, fungos e parasitas também podem ser agentes causadores.
A Infecção do Trato Urinário (ITU) é de 3 a 5 vezes mais frequente nas meninas. Nos primeiros 3 a 6 meses de vida, os meninos são os mais acometidos.
Entre os bebês e durante os primeiros dois anos de vida, os sintomas da ITU não são específicos, e podem estar associados a outros problemas de saúde:
- Redução do apetite e presença de vômitos;
- Letargia (apatia) e irritabilidade;
- Icterícia (pele amarelada);
- Dificuldade de ganho de peso;
- Febre;
- Dor abdominal.
Crianças maiores e adolescentes apresentam manifestações particulares, como dor ou ardência para urinar, alterações do padrão miccional – ou seja, urinar várias vezes e em pequenas quantidades, além de retenção ou escape de urina –, alterações da cor e do odor urinário, febre, náuseas, vômitos, dor nas costas e sangue na urina.
Muita atenção na hora de trocar a fralda do seu filho: passe o algodão ou lenço umedecido da região genital para o ânus, nunca na direção contrária, para evitar contaminação.
Consultas periódicas ajudam a resolver o problema no início. Entre em contato com a pediatra Dra. Anna Dominguez Bohn, com foco em Síndrome de Down na Pediatria UP.