Atendimento
Segunda a sexta: das 8h às 18h

Como saber se meu filho tem dor?

Postado em: 22/02/2021

Ver o filho com dor e doente é uma das maiores aflições dos pais, especialmente quando as crianças sentem dor e os pais não sabem ao certo a causa ou associam com choro e fome, por exemplo.

Quando a criança é pequena, temos dificuldade de identificar se nosso filho tem dor. E por isso, trouxe para vocês alguns sinais que podem indicar a presença da dor.

“Como saber se meu filho tem dor?” – Sinais de dor na criança

A primeira coisa a observar é a linguagem corporal. Todos nós falamos através do nosso corpo, e com a criança não é diferente, mesmo os bebês se expressam e através desta comunicação, é possível perceber se algo não vai bem e que seu filho está com dor.

Para os bebês, o choro é uma linguagem poderosa. Até os mais velhos, podem mostrar incomodo através do choro. A expressão facial também pode dizer muito, com caretas, olhos apertados e dentes cerrados, os pequenos podem dizer que algo não está bem.

Além disso, a posição do corpo, como ficar curvado e encolhido, a conhecida como posição antálgica, uma posição utilizada para evitar dor, e até mudança de comportamento, com prostração e rebaixamento de atividade são indicativos. Bem como suspiros, forma de andar e olhar baixo/caído.

O que também pode te ajudar, são os sinais fisiológicos, sendo: sudorese, palidez, tontura ou perda de consciência, alterações dos batimentos cardíacos, podendo ficar mais rápidos ou devagar e taquipneia, que é a respiração mais acelerada, são sinais claros de que seu filho está com algum tipo de dor ou problema de saúde.

Quais problemas podem provocar dor na criança pequena?

Existem problemas recorrentes que acometem a saúde de crianças pequenas e que os sinais podem ser notados como os citados acima. Dentre as principais aflições da infância, estão:

Cólicas

As cólicas são problemas comuns em bebês recém-nascidos e muitas vezes são associadas com síndromes comportamentais, onde a criança apresenta crises de choro, apresenta um desconforto abdominal e fica com as perninhas retraídas.

Embora não haja um consenso das causas das cólicas, diretrizes da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), relacionam estes incômodos com o excesso de gases, causado pela má absorção da lactose e o aumento dos hormônios intestinais, como a motilina, que pode causar desarmonia no intestino e desencadear as tradicionais cólicas.

Aspectos relacionados à irritabilidade do bebê, assim como desentendimento entre os pais na frente da criança, também podem desencadear cólicas na criança.

Erupção dentária

O nascimento dos primeiros dentinhos, apesar de ser um dos momentos mais esperados pelos pais, a erupção dentária pode causar dores constantes na criança.

Sintomas como febre, coceira e inflamação da gengiva ocorrem por conta de que os dentes de leite estão ‘rasgando’ a gengiva do bebê. Contudo, existem técnicas para aliviar a dor, como o consumo de frutas geladinhas ou o uso de mordedores.

Dor de ouvido

Também chamada de otite, a dor de ouvido em crianças é e pode ser causada por conta da água que acomete o canal auditivo, gerando uma inflamação.

Nestes casos, o bebê tende a chorar e colocar as mãozinhas na orelha, por este motivo, é importante observar tais sinais.

Resfriado

O resfriado é comum em crianças, principalmente devido à mudança constante de temperatura no dia a dia. O resfriado pode causar coriza e, principalmente, dores no corpo, sendo o principal motivo para queixas do bebê.

Esta condição é comum devido à baixa imunidade dos pequenos, que ainda estão se desenvolvendo. Por isso, é preciso sempre ficar atendo às mudanças de temperatura.

Por isso, caso seu filho (a) apresente choro constante, irritabilidade ou a linguagem corporal diferente, não deixe de procurar o atendimento de um pediatra para aconselhamento e avaliação. Com base em uma análise cuidadosa, é possível chegar ao diagnóstico e iniciar o tratamento precoce.

Já passou por uma situação dessas com seu pequeno? Me conta como foi!


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.