Dia Internacional da Síndrome de Down – Ninguém fica pra trás!
Postado em: 21/03/2019
Anualmente o Dia Internacional de Síndrome de Down é celebrado em todo mundo no dia 21 de março e tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a inclusão e promover a discussão de alternativas para aumentar a visibilidade social das pessoas com a síndrome.
Trazendo neste ano de 2019 o tema “NINGUÉM FICA PRA TRÁS”, chama atenção para o fato de que todas as pessoas com síndrome de Down devem ter oportunidades para viver vidas plenas e serem incluídas em igualdade de condições com os demais, em todas as esferas da sociedade.
Descrita pela primeira vez por Langdon Down, em 1866, essa síndrome sempre existiu, só que as crianças ficavam em casa, em contato apenas com os mais íntimos. Atualmente, os cuidados que recebem permitem sua inclusão social e elas são vistas por toda a parte, ativas e atuantes cada dia mais.
É importante saber que Síndrome de Down não se trata de uma doença, e sim uma alteração cromossômica, que acontece na divisão celular do óvulo, resultando em um par a mais no cromossomo 21 e não dois, como o habitual, a chamada “trissomia do vinte e um”, que inclusive foi a partir dessa informação cheia de números que surgiu a data 21/03, escolhida pela Down Syndrome International, através da ideia do geneticista Stylianos E. Antonarakis, da Universidade de Genebra e que hoje consta nos calendários da Organização das Nações Unidas, sendo comemorado pelos 193 países-membros da ONU
No Brasil existem aproximadamente 300 mil pessoas com síndrome de down, segundo dados do IBGE, e que destes, 30 mil estejam em São Paulo. A inclusão dessas pessoas na vida escolar e profissional aumenta sua possibilidade de desenvolvimento, além de reforçar para sociedade a necessidade de respeito às diferenças, quaisquer que sejam.
Qualquer dúvida procure sempre um pediatra. Todas as informações fornecidas neste website têm caráter meramente informativo, com o objetivo de complementar, e não substituir, as orientações do seu(sua) médico(a).