Dicas para amenizar as cólicas do bebê
Postado em: 23/04/2020
As cólicas são temidas pelos pais mesmo antes de acontecerem. Elas geralmente estão presentes nos primeiros 3 meses dos nenéns, com início por volta da 3ª semana de vida.
O principal sintoma da cólica do bebê é o choro ininterrupto, que não cessa após serem descartadas outras causas como hora de trocar a fralda, fome, frio/calor ou sono. O choro que indica a cólica dura em média 3 horas, com início no final da tarde, e acontece cerca de 3 vezes na semana.
E qual a causa da cólica do bebê?
Para maioria dos pequenos, a cólica acontece por uma imaturidade no sistema gastrointestinal. Apesar de muitas vezes ser algo comum do desenvolvimento, é importante compartilhar com o pediatra o que está acontecendo, primeiro para que ele examine e se for preciso descarte outras causas de cólica, e porque as cólicas trazem sofrimento não apenas ao bebê, mas ao pais, que podem se sentir frustrados, além de alterarem a dinâmica familiar, trazendo mais cansaço a rotina.
E como amenizar as cólicas?
No momento da cólica, procure manter o bebê em um ambiente calmo, coloque uma música ambiente relaxante, reduzindo a quantidade de estímulos.
Mantenha-o aquecido
Utilize o contato pele a pele. Deite a barriguinha do neném sobre a sua, e dê muito carinho. Se preferir enrole o bebê em uma manta ou cobertor para mantê-lo aquecido.
Compressas quentes
Uma alternativa é dar um banho morno, colocar o bebê no ofurô ou aplicar compressas mornas na barriguinha do bebê. Cuidado para que a água não acabe machucando a pele sensível do bebê.
Massagem
A massagem na barriguinha também é muito eficiente. Massageie ao redor do umbigo do neném em movimento circulares no sentido horário, com movimentos suaves.
As cólicas são com certeza uma fase difícil do desenvolvimento do bebê. Converse com seu pediatra, ele pode te dar dicas para alívio das cólicas, assim como receitar algum medicamento se necessário, e cuidar de você e sua família.