É hora da vacina da gripe!
Postado em: 13/04/2021
O que é a gripe?
Você deve estar se pensando, porque em meio a pandemia da Covid, eu estou vindo aqui falar sobre vacina da gripe, não é?
Apesar de parecer estranho, se proteger contra a Influenza agora é mais importante ainda! Assim, conseguimos reduzir a transmissão da doença, prevenir hospitalizações, e a necessidade de serviços de emergência.
A Influenza é uma infecção viral aguda, que assim como Covid, afeta o sistema respiratório, atingindo os pulmões, nariz, garganta e ouvidos. Essa doença tem maior incidência, especialmente em meses de outono e inverno, onde as temperaturas são mais amenas.
Como a gripe se desenvolve?
Como mencionado, a gripe é uma infecção viral e pode ser transmitida através de gotículas do fluxo respiratório que são transportadas pelo ar do ambiente.
Sua contaminação aumenta em ambientes fechados, principalmente onde há a presença de muitas pessoas, tendo em vista que há uma maior facilidade de o vírus ser transportado.
A vacinação anual é necessária visto que este vírus sofre diversas mutações e o organismo nunca estará imune à doença. Por este motivo, a vacina da gripe é de suma importância, especialmente em pacientes que se encaixam no grupo de risco.
Quais os principais sintomas da gripe?
O vírus Influenza é responsável por causar sintomas como:
- Cefaleia;
- Dor muscular;
- Dor no corpo;
- Febre alta;
- Tosse seca.
Caso a criança sinta estes sintomas, é importante procurar um pediatra para diagnóstico e tratamento. Devido ao momento atual, a modalidade de telemedicina pode ser utilizada para tal atendimento, evitando a exposição dos pequenos ao ambiente externo, especialmente quando estão sofrendo de um quadro viral.
Qual o tratamento correto para a gripe?
O tratamento adequado consiste no uso de medicamentos antivirais, repouso e a ingestão constante de líquidos. A inalação também pode ser indicada pelo pediatra caso a criança apresente problemas respiratórios preexistentes, como a asma.
Caso a gripe não seja devidamente tratada, o quadro pode evoluir para uma doença mais grave, como pneumonia, sendo necessário um tratamento mais longo.
Como a vacinação da gripe será feita?
Devido a vacinação contra a Covid-19, a vacinação esse ano será dividida em 3 etapas. Os grupos prioritários e as etapas de vacinação foram retirados do informe técnico da campanha do SUS, sendo eles:
- Crianças de seis meses ou menores de seis anos;
- Gestantes e puérperas;
- Idosos (a partir dos 60 anos);
- Jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas;
- Professores;
- Indígenas;
- Trabalhadores da saúde;
- Trabalhadores do transporte coletivo e caminhoneiros.
A vacina contra o vírus Influenza também pode ser encontrado em clínicas particulares.
O período para vacinar se estende até o dia 09/07, mas é preciso acompanhar o calendário de acordo com a ordem dos grupos prioritários. Caso você se encaixe em um dos grupos citados acima, não deixe de se vacinar ou de levar seus filhos.
E uma dúvida comum, como fica a vacina da covid agora?
A vacinação da covid continua, e a única ressalva é que é preciso um intervalo de 14 dias entre uma vacina e a outra.
Como prevenir as crianças da gripe?
A prevenção para a gripe consiste em cuidados que os pais devem ter, especialmente nas estações do ano que são mais frias, como o outono e o inverno.
Portanto, é sempre importante agasalhar bem as crianças durante essa época, além de mantê-las sempre hidratadas, com uma alimentação ricas em nutrientes e vitaminas que auxiliam não só no desenvolvimento psicomotor, mas também no fortalecimento da imunidade.
O acompanhamento regular junto a um pediatra também ajuda no aconselhamento junto aos pais para tomar os devidos cuidados com alimentos e bebidas geladas, assim como a atenção para o calendário de vacinação contra a gripe.