Exposição solar
Postado em: 22/12/2023
Chegando o verão muitos pais se perguntam: meu filho pode tomar sol? Precisa e pode passar filtro solar? Hoje vamos conversar com mais detalhes sobre a Exposição Solar de crianças para tirar dúvidas! Continue a leitura e confira!
Quais os riscos da exposição solar de crianças sem cuidado adequado?
Com a chegada do verão a exposição solar aumenta consideravelmente, mas, principalmente em países como o Brasil, ela é frequente durante o ano inteiro, e por isso essencial a proteção adequada à luz solar. As crianças estão naturalmente mais expostas, pois preferem realizar as suas atividades ao ar livre.
É na infância que os riscos aumentam pela maior fragilidade da pele e a necessidade de ter os responsáveis monitorando mais atentamente. Cerca de 75% da exposição solar acumulada durante a vida ocorre até os 20 anos de idade, e quanto maior, maiores os riscos de doenças de pele como Cânceres.
Isso acontece pois o efeito da radiação é cumulativo. Isso quer dizer que a luz solar recebida desde a infância até a idade adulta só mostrará seus efeitos a longo prazo, com o envelhecimento precoce e o potencial surgimento do câncer.
Nos Estados Unidos, já são um milhão de novos casos anualmente. Na Austrália, a incidência passou de 555 casos por 100 mil habitantes, em 1985, para 2.448 casos por 100 mil, em 2011. Hoje é reconhecido que 90% dos carcinomas da pele tem como causa a exposição solar ao longo da vida.
A partir de qual idade a exposição solar é permitida?
A exposição solar é recomendada apenas após 6 meses. Antes disso, os riscos de queimadura e hipertermia são grandes e os benefícios poucos, dado que todas as crianças até 2 anos suplementam vitamina D.
Quais cuidados são importantes em relação à exposição ao sol de crianças?
Se for sair ao sol com seu bebê menor de 6 meses, use proteção mecânica e mantenha o na sombra. Mangas compridas, claras e leves são importantes para evitar complicações do calor e do sol. Roupas com proteção UV são ótimas opções.
Após 6 meses, pode iniciar o uso do filtro solar para proteger quando exposto ao sol mas atenção para alguns pontos de cuidado.
Evite exposição entre 10 e 16 horas e nunca fique períodos prolongados no sol ou mesmo na sombra se estiver muito quente.
Excesso de temperatura também queima e pode desidratar. Fuja da exposição das horas próximas ao meio dia.
Ao escolher o protetor solar, prefira os que dizem no rótulo « minerais », que possuem filtros físicos feitos com substâncias inorgânicas, pois tem menos riscos de alergia e outras alterações. Eles costumam ser mais espessos e possuir coloração esbranquiçada ou rosada.
Fujam dos protetores com parabenos ou excesso de cheiro. Escolha sempre FPS maior que 30. Filtros com número 30 ou maior apresentam a mesma eficácia na proteção ao sol, diferindo apenas no tempo de reaplicação.
Acima de 2 anos, podem usar outras opções como protetores de linhas « kids », que possuem proteção química também.
Aplique 30 minutos antes de sair ao sol e reaplique a cada 2 horas.
Cuidado com exposição à água junto pois a eficiência diminui se o filtro não for para uso na água, lembrando que não existem filtros totalmente à prova d´água.
Incentive seu filho a usar o protetor solar diariamente, dê o exemplo e use em você também.
Para as crianças maiores e adolescentes, é recomendado também o uso de óculos de sol, os quais devem ser testados para avaliar a sua eficiência contra os raios ultravioletas.
Essas foram algumas dicas gerais Sobre a exposição solar de crianças. Com elas, é possível evitar riscos do verão e aproveitar a estação da melhor forma possível!
Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Para agendar uma consulta, entre em contato pelo WhatsApp!