Fases do aleitamento materno
Postado em: 07/09/2022
A amamentação costuma ser um fator de preocupação para as mães antes mesmo de o bebê nascer. E não é para menos. Afinal, o leite materno é o alimento mais completo que seu filho pode receber.
Mas, ao contrário do que muita gente pode acreditar, o leite da mãe não é igual o tempo todo. Ele sofre alterações durante o período de amamentação para se adaptar às necessidades da criança. São elas:
🍼 COLOSTRO: é o leite produzido logo após o nascimento do bebê, sendo secretado entre os três e cinco dias após o parto. É um líquido mais transparente, rico em proteínas e anticorpos, o que faz com que tenha um papel fundamental para a imunidade do recém-nascido.
🍼 LEITE DE TRANSIÇÃO: produzido entre o sexto e o 15° dia depois da chegada do bebê. É rico em gordura e lactose, enquanto o volume de proteínas e prebióticos diminui (fibras que estimulam o crescimento de bactérias saudáveis no intestino e auxiliam no seu funcionamento).
🍼 LEITE MADURO: ocorre a partir do 15° dia de pós-parto. Em seu estágio final e definitivo, o alimento contém todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento físico e cognitivo do pequeno. Sua composição é um equilíbrio entre macronutrientes (proteínas, lipídios e carboidratos), vitaminas e minerais, sendo suficiente para alimentar exclusivamente o bebê até o sexto mês.
Quer saber mais sobre a saúde de seu filho? Consulte a pediatra Dra. Anna Dominguez Bohn, com foco em Síndrome de Down na Pediatria UP.