Atendimento
Segunda a sexta: das 8h às 18h

Febre em bebê e criança: como identificar e o que fazer?

Postado em: 11/01/2023

Se você é mãe de primeira viagem, certamente sentirá angústia se a temperatura do seu bebê subir, pois é comum a febre em bebê e criança. A primeira coisa que precisa saber é que a febre não é uma doença, é a reação natural do organismo para se defender de infecções. Considera-se febre, a temperatura corporal acima de 37,5°C.

Entretanto, estudiosos recomendam que o antitérmico deve ser administrado somente acima de 37,8°C, após observar a criança. Se ela estiver disposta e com energia, espere. Mas se estiver indisposta, chorando e irritada, vale medicar – sempre sob orientação médica.

Para medir a temperatura no bebê, é indicado o uso de termômetros mais confortáveis e rápidos, como o digital com ponta flexível ou o infravermelho. A forma mais fácil e segura de se fazer a aferição em casa é na dobra da axila, segurando o braço do bebê até o final da medição. 

Antes de recorrer ao medicamento, existem medidas simples que podem ajudar a baixar a febre: 

▪️ Retirar o excesso de roupa do bebê.
▪️ Manter a criança no quarto ventilado.
▪️ Hidratar o pequeno.
▪️ Dar um banho com água morna ou fria.
▪️ Usar compressa fria na testa e nos pulsos.

Você pode tentar baixar a febre, mas se a temperatura do bebê subir e baixar várias vezes, durante um período de 24 horas, procure a ajuda do médico para que o seu filho receba o tratamento adequado.

Agende uma consulta com a Dra. Anna Dominguez Bohn, pediatra geral com foco em Síndrome de Down na Pediatria UP!


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.