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Inclusão e o aprendizado escolar na síndrome de down

Postado em: 31/08/2020

Quando pensamos num mundo inclusivo de fato é de extrema importância refletirmos a respeito da educação infantil. Aprender a lidar com diferenças e a respeitar a diversidade desde a infância com certeza facilita a construção de adultos mais tolerantes e que enxerguem o mundo na sua pluralidade. Apesar de tudo isso parecer óbvio, operacionalizar isso de maneira efetiva não é tão fácil.

Inclusão e o aprendizado escolar na síndrome de downA inclusão no ambiente escolar precisa enxergar as pessoas com deficiência e entender que nenhuma criança é igual à outra. Toda criança tem direito à educação e é dever da escola achar o modo de fazer com que o aprendizado aconteça. A pedagogia deve estar centrada na criança e ajustada de acordo com suas características, capacidades e necessidades. Muitos pais de crianças com síndrome de down se angustiam com respeito ao aprendizado e as conquistas que irão alcançar.

Dentre as fases que geram maior preocupação estão a aquisição da fala e a alfabetização. É importante respeitar o tempo da criança, sabendo que muitas vezes o ritmo pode ser mais lento, podem existir dificuldades de concentração e menor retenção de conteúdo na memória de curto prazo. Além disso, precisamos, como familiares, educadores e pediatras ajudar a criança a encontrar suas qualidades e habilidades que possui facilidade. Alternar técnicas e utilizar recursos diferentes também ajuda é essencial.

Dicas para auxiliar no processo de adaptação e aprendizagem

Algumas dicas importantes para auxiliar a criançada neste processo:

  • Deve lhe ser oferecido um maior número de experiências, para que aprenda o ensinado;
  • Trabalhar com alegria os objetos chamativos e variados, para que se tenha interesse pela atividade a ser realizada;
  • Ajudá-lo e guiá-lo no necessário, para a realização da atividade, até que o mesmo passe a o fazer sozinho;
  • Repetir inúmeras vezes as tarefas já realizadas, para que consigam se lembrar de como fazê-las e para que elas servem;
  • Aproveitar todos os fatos cotidianos que ocorrem ao seu redor, sempre relacionando seu conceito em sala de aula;
  • Elogiar sempre e deixá-lo ciente do quão capaz ele é, animando-o pelo que já conseguiu.

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