Atendimento
Segunda a sexta: das 8h às 18h

Infecções respiratórias na infância são comuns?

Postado em: 07/01/2022

Os cuidados com as crianças estão sempre presentes no dia a dia dos pais ou responsáveis, seja durante atividades simples ou aquelas que instigam um pouco mais de aventura. No entanto, vez ou outra, seja antes ou depois destas atividades, é comum que algum tipo de infecção afete os pequenos.

Existem diversos problemas que podem afetar os pequenos, um deles são as infecções respiratórias na infância. Se quiser saber mais, veja o tópico a seguir.

Infecções respiratórias durante a infância são ou não comuns?

Sim, as infecções respiratórias durante a infância são comuns. A partir daí, o que é de grande importância saber é como elas acontecem ou mesmo como podem ser evitadas.

Além disso, ainda que sejam comuns, as infecções respiratórias na infância são uma das maiores causas de mortes, isto quando se trata das classes sociais mais pobres. Dentre os fatores que potencializam as infecções respiratórias está o pouco acesso a informações quanto à prevenção.

Por sua vez, em se tratando das infecções respiratórias, que podem ser contraídas durante a infância, as principais são as seguintes:

  • Resfriado;
  • Pneumonia;
  • Amigdalite;
  • Otite;
  • Sinusite;
  • Rinite;
  • Bronquite.

Entre estas, sem sombra de dúvidas, o resfriado é a infecção respiratória mais comum e que pode facilmente afetar uma pessoa adulta. Mas, afinal, o que realmente é uma infecção respiratória?

Infecções respiratórias na infância

O que são as infecções respiratórias?

De maneira muito simples, as infecções respiratórias são aquelas que, como o próprio nome pressupõe, afetam o sistema respiratório. Vale ressaltar que este tipo de infecção pode se dividir em dois tipos, são eles:

  • Infecção de vias superiores;
  • Infecção de vias inferiores.

As causas mais comuns destes tipos de infecções respiratórias na infância são os vírus e as bactérias. No entanto, estes não são os únicos, uma vez que existe uma série de agentes infecciosos que podem ser, ou não, responsáveis por fazer surgir a infecção respiratória.

Outro ponto que ainda vale ressaltar é a respeito dos sintomas das infecções respiratórias da infância. Eles podem ser divididos em:

  • Sintomas simples: são aqueles que afetam as vias superiores, por exemplo, o nariz;
  • Sintomas graves: são aqueles que conseguem afetar as vias inferiores, por exemplo, os brônquios, bronquíolos e o pulmão.

O que deve ser feito em casos de infecções respiratórias na infância?

O melhor caminho a se seguir sempre será a busca pela ajuda de um profissional da área da saúde, nesse caso, um profissional pediatra.

Sendo assim, para um atendimento com uma especialista de alta qualidade, agende a consulta do seu filho(a) com a Pediatria Up.

Dessa forma, seu atendimento será o mais humanizado e inclusivo possível.


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.