Lavagem nasal: como fazer em crianças?
Postado em: 19/10/2022
A lavagem nasal é benéfica em qualquer idade. Na infância, é ainda mais importante, já que nem todas as crianças sabem assoar o nariz. Em locais onde o clima é seco, elas não precisam nem estar com o nariz entupido ou escorrendo para que a prática seja realizada. Além de ajudar a desobstruir, a medida também evita o desenvolvimento de doenças respiratórias.
Para fazer a lavagem, deve-se usar sempre soro fisiológico 0,9%. Em relação à quantidade, não há um consenso. Em crianças menores, em torno de 1 ano, os pais podem usar algo em torno de 2 a 3 ml de soro. Dê preferência para as seringas fabricadas para essa função.
A limpeza pode ser realizada diariamente e várias vezes ao dia. Antes de injetar o líquido no nariz, é preciso limpá-lo para retirar crostas e excesso de secreções. Em bebês, a remoção de sujidades pode ser feita com hastes de algodão. O soro fisiológico deve estar em temperatura ambiente para ser utilizada ou até um pouco morna para ficar mais agradável e ajudar a dissolver a secreção.
Saiba como fazer a lavagem nasal:
👶 O bebê deve estar sentado;
👶 Aspire um pouco de soro na seringa;
👶 Incline levemente a cabeça do bebê para frente;
👶 Insira a ponta da seringa em uma narina e pressione para o soro sair; faça uma pequena pressão para o jato ser lento;
👶 Repita o procedimento na outra narina.
Dúvidas? Consulte a Dra. Anna Dominguez Bohn, pediatra com foco em Síndrome de Down na Pediatria UP.