O calor chegou! Atenção redobrada com a pele no verão!
Postado em: 16/01/2019
Os dias quentes de verão, podem se tornar uma preocupação a mais aos pais, principalmente àqueles de primeira viagem, pois durante este período os cuidados com a saúde dos pequenos devem ser redobrados quanto a alimentação, hidratação e especialmente com a pele, uma vez que a pele das crianças, em especial dos recém-nascidos, são muito mais sensíveis que a dos adultos.
O consumo frequente de água, suco e isotônicos, a ingestão de frutas, legumes e verduras e a proteção dos raios de sol, com uso de roupas leves, são fundamentais para aproveitar essa época sem afetar o bem-estar.
Cuidados com a pele.
A partir dos 15 dias de vida, por cerca de meia hora por semana, é aconselhado que ocorram os chamados “banhos de sol” nos bebês, para que o sol auxilie com a síntese de vitamina D. Mas é necessário atenção especial durante essa exposição do bebê ao sol.
O recomendado é que esses períodos de exposição sejam antes das 10h da manhã ou após as 16h, período de menor emissão de raios ultra violetas, sempre protegendo os olhos do bebê, se atentando a sua temperatura corpórea e a sinais de possíveis desconfortos com o calor.
Muita atenção quando o assunto é “protetor solar”. Até os 6 meses o uso de protetor solar não é recomendado. Isso porque a pele do bebê ainda é muito delicada e sensível, o que faz com que ela absorva com mais facilidade uma quantidade muito maior do produto, que terá muito mais dificuldade de ser expelido pelo organismo do bebê pelo fato de que seu sistema excretor ainda esteja um pouco imaturo, e quando absorvido em grande quantidade pode chegar até a causar uma intoxicação. Nesses casos então, o ideal é que a criança seja mantida sempre em lugar fresco e ao abrigo do sol.
A partir dos 6 meses, o uso de protetor solar apropriado é permitido. É interessante que busque sempre a recomendação de um protetor solar adequado com o pediatra da criança, que conhece melhor a fisiologia de sua pele e suas singularidades.
É importante ressaltar que mesmo em dias nublados e mais frescos, a incidência de raios UV continuam a mesma, e seus efeitos nocivos à pele das crianças ainda ocorrem como em qualquer outro dia. Sendo assim, os cuidados devem ser os mesmos.
Qualquer dúvida procure sempre um pediatra. Todas as informações fornecidas neste website têm caráter meramente informativo, com o objetivo de complementar, e não substituir, as orientações do seu(sua) médico(a).