Os sinais de alerta para o atraso na fala em crianças
Postado em: 14/08/2023
Antes de mais nada, é importante compreender que cada criança é única e segue seu próprio ritmo para iniciar a fala. Apesar disso, é essencial estar ciente dos indicadores do desenvolvimento infantil, incluindo os marcos de fala e linguagem. Se o seu filho ou filha ainda não fala tanto quanto a maioria das crianças da mesma idade, pode ser um sinal bastante comum em atraso na fala em crianças.
Descubra neste artigo como identificar se seu pequeno está enfrentando um possível atraso na fala!
Quais as diferenças entre o atraso de fala e o atraso de linguagem?
O atraso na fala, como o próprio termo indica, ocorre quando uma criança não alcança um nível de desenvolvimento da fala considerado adequado para a maior parte das crianças daquela idade. Os marcos de desenvolvimento são feitos através de estudos que identificam ao redor de qual idade determinada aquisição é atingida por 75% das crianças. Se seu filho possui algum sinal de alerta não é obrigatório que alguma patologia esteja presente, mas é muito importante que se inicie a investigação.
No processo de avaliação, é sempre primordial avaliar não só a fala em si mas também os diversos aspectos da linguagem, que está relacionado à habilidade da criança de transmitir e compreender informações de forma significativa. É necessário avaliar como ocorre sua comunicação não-verbal e o entendimento de comandos simples e complexos.
O que pode causar o atraso na fala e linguagem?
Diversos fatores podem contribuir para o atraso na fala ou linguagem em crianças. Entre as mais frequentes, destacam-se:
- Perda de audição;
- Alterações neurológicas por síndromes ou hipóxia neonatal,
- Infecções de ouvido de repetição,
- Hipertrofia de adenóide,
- Falta de estímulos (criança com pouco tempo de interação e conversa com adultos);
- Transtorno do Espectro Autista (TEA);
- Mutismo eletivo (transtorno psicológico em que a criança se recusa a falar).
Marcos do desenvolvimento das habilidades de fala e linguagem
Ao acompanhar o desenvolvimento infantil, é necessário lembrar que cada criança cresce e aprende em seu próprio ritmo. No entanto, existem marcos que indicam o desenvolvimento adequado da fala e da linguagem em cada etapa do crescimento:
Antes dos 12 meses: após o nascimento, o principal som que o recém-nascido vai emitir é o choro. Um dos principais sinais de deficiência auditiva é não esboçar nenhuma reação a barulho.
Entre 2 a 3 meses, o bebê começa a sorrir em resposta a estímulos visuais e observar com mais atenção objetos que façam som.
A partir dos 6 meses, diferentes sons começam a sair e o bebê passa a emitir algumas sílabas e, por volta dos 12 meses, algumas crianças conseguem dizer uma ou duas palavras simples, além de reconhecer nomes e objetos familiares.
De 12 a 15 meses: nessa fase, o bebê é capaz de balbuciar mais alguns sons e, inclusive, começa a imitar as palavras que ouve. Compreende instruções básicas, como “dê para mim a boneca”.
De 18 a 24 meses: a partir dos 18 meses, o bebê aumenta seu vocabulário e, com isso, passa a falar frases com mais de uma palavra. A criança aprende a nomear partes do corpo e identificar animais, entre outros objetos comuns.
De 2 a 3 anos: depois dos 2 anos, a criança fala diversas frases e possui um vocabulário mais extenso. Pode também entender a linguagem semântica mais elaborada, explorando plurais simples e combinando substantivos e verbos. Aos 3 anos, o pequeno já consegue contar pequenas histórias e até cantar músicas maiores, e se apresentar com o nome completo.
Atraso na fala em crianças: sinais de alerta
São diversas as características que podem ser observadas em crianças com atraso no desenvolvimento da linguagem. São eles:
- Não balbuciar aos 3-4 meses e não apontar aos 12 meses.
- Não reproduzir gestos como meio de comunicação.
- Não identificar partes do corpo com 18 meses
- Não imitar bichos aos 18 meses
- Primeiras palavras após os 2 anos.
- Não falar frases curtas por volta dos 3 anos.
- Incapacidade de contar histórias aos 3 anos.
- Vocabulário reduzido aos 4 anos.
- Vocabulário ininteligível aos 3 anos
- Desinteresse em comunicar: dificuldade em iniciar e manter conversas.
- Dificuldade para seguir instruções.
- Omissão de sílabas em palavras longas, com predominância de frases simples e curtas, focando em objetos familiares.
A presença destes sinais pode sugerir a presença de atraso na fala em crianças e pode justificar uma intervenção multidisciplinar personalizada à criança.
A Dra. Anna Dominguez Bohn, pediatra geral, especialista em Terapia Intensiva Pediátrica e em síndrome de Down, está comprometida com o crescimento e desenvolvimento saudável do seu filho. Entre em contato e agende uma consulta!
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