Outono e inverno, como cuidar da saúde das crianças nessa estação.
Postado em: 07/05/2019
A estação mudou, e com ela chega a temporada de doenças de outono e inverno. Isso significa que as temperaturas começam a baixar, a umidade da relativa do ar tende a diminuir, e as crianças são as que mais sofrem.
Durante o outono/inverno, ocorre o que chamamos de “período de pico”. Quedas bruscas de temperatura em um mesmo dia, a poluição do ar aumenta, os lugares permanecem mais fechados e as partículas ficam em suspensão, o que favorece o aumento da circulação de vírus no ar, que por sua vez contribui para os quadros de infecções respiratórias como gripes, laringites, resfriados, sinusites, bronquites, pneumonias… E crianças que têm alergias, asma e rinite, sofrem um pouco mais.
Mas como passar por essa fase de tosse, espirros e nariz entupido com mais tranquilidade e amenizar os desconfortos provocados por essas doenças mais comuns da estação?
- Oferecer uma alimentação equilibrada, variada e rica em nutrientes às crianças e adolescentes é essencial para reforçar a imunidade. Lembrando sempre que mesmo que as temperaturas estejam mais amenas, é extremamente importante oferecer água à criança diversas vezes ao dia para manter a hidratação.
- Mantenha a casa limpa e arejada, mesmo nos dias mais frios, evitando usar vassouras durante as limpezas pois levanta poeira, o uso do aspirador de pó é mais apropriado e para eliminar o pó dos móveis use um pano úmido. No quarto do bebê, em especial, evite objetos que possam acumular poeira e ácaros, como tapetes, carpetes e bichos de pelúcia e troque as roupas de cama duas vezes por semana.
- Apesar de gripes e resfriados parecerem fáceis de serem resolvidos com medicamentos padrões encontrados em qualquer prateleira de uma farmácia, a automedicação é completamente contra indicada e perigosa, uma vez que pode-se diagnosticar erroneamente uma doença mascarando seus sintomas, o que pode ocasionar maiores complicações futuras. Sempre que houverem sintomas deve-se consultar o pediatra da criança imediatamente.
- Nariz entupido deixa a criança irritada. Para aliviar a congestão, lave as narinas com soro fisiológico e estimule a criança a assoar o nariz várias vezes ao dia. Se a respiração estiver prejudicada ao se deitar, vale levantar um pouco o travesseiro da criança e fazer uma inalação com soro fisiológico para desentupir as vias aéreas, mas sempre sob a orientação do pediatra.
- Evite aglomerações e ambientes fechados quando for sair de casa, ainda mais no caso dos bebês, que por terem um sistema imunológico ainda em formação são mais suscetíveis à doenças infecto-contagiosas.
- Durante o outono, as temperaturas costumam variar bastante ao longo do dia, então mesmo se o dia estiver mais quente, leve sempre uma troca de roupa mais quentinha, para não ser pego de surpresa quando as temperaturas baixarem. Essa uma excelente maneira de proteger a criança de resfriados.
Qualquer dúvida procure sempre um pediatra. Todas as informações fornecidas neste website têm caráter meramente informativo, com o objetivo de complementar, e não substituir, as orientações do seu(sua) médico(a).