Atendimento
Segunda a sexta: das 8h às 18h

Por que a cor dos olhos do bebê mudam?

Postado em: 12/03/2019

Durante a espera na gravidez, os pais estão sempre ansiosos aguardando a tão esperada chegada do bebê. Ficam sempre tentando imaginar e adivinhar a cada ultrassom como será o rostinho do seu filho, sua boca, seu nariz, seus olhos, se “puxou” alguma característica da mãe ou se tem o olhar do pai…

Uma das coisas que mesmo antes da gravidez os casais se perguntam é qual será a cor dos olhos dos seus filhos.

Um bebê pode nascer com os olhos azuis ou cinzas e à medida que a luz estimula a produção de melanina, a cor dos olhos pode escurecer ou mudar. Essa melanina é um tipo de pigmento que dá cor para os olhos, pele e cabelo. O que determina a cor que os olhos de uma pessoa terá, e a quantidade de melanina presente na íris (parte colorida dos olhos) e é a genética quem fica responsável por controlar a quantidade de melanina ou pigmento que uma pessoa terá em seu corpo, levando em consideração o DNA do pai e da mãe. Depois do nascimento, a luz natural acaba por estimular a produção de melanina e esse é o porque da cor dos olhos poder se tornar mais escura ou mudar com o tempo.

É importante entender que não é a cor do pigmento o que define a cor dos olhos pois não existe um pigmento azul, verde ou castanho, acontece que o que determina se a criança terá olhos mais claros ou escuros é a quantidade do pigmento presente nos olhos e isso não pode ser apontado com 100% de certeza por nenhuma calculadora online, nem mesmo pelos médicos, o que se pode fazer é uma especulação de qual probabilidade de que cada cor se manifeste.

Além disso, também não faz a menor diferença o que o bebê come, muito menos o quanto ele seja exposto à luz solar. A cor dos olhos depende da genética e de nada mais.

Geralmente a mudança nos olhos dos bebês acontece durante os 9 primeiros meses de sua vida e quando o bebê completar 2 anos é mais provável que já tenha sua cor de olhos definitiva, embora existam casos raros de crianças cujos olhos podem mudar de cor até os 6 anos.

A cor dos olhos do bebê mudará e isto não afetará de forma alguma sua visão ou lhe provocará nenhum problema ocular, pois é um processo natural do olho. Mas ao perceber que somente um olho muda de cor ou que há certa nebulosidade neles, o bebê deverá ser rapidamente encaminhado a um pediatra ou oftalmologista pediátrico para avaliar sua saúde ocular.

Qualquer dúvida procure sempre um pediatra. Todas as informações fornecidas neste website têm caráter meramente informativo, com o objetivo de complementar, e não substituir, as orientações do seu(sua) médico(a).


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.