Por que manter a vacinação das crianças em dia?
Postado em: 08/02/2022
A vacinação das crianças, assim como a de adultos, é muito importante, tanto para evitar que a contaminação por determinada infecção ou doença seja proliferada quanto para manter o bem-estar e o bom funcionamento do corpo humano.
No entanto, mesmo que seja simples pensar sobre a importância da vacinação das crianças, cabe ressaltar ainda mais sobre a relevância do assunto.
Sendo assim, confira este artigo até o fim e veja também quais são as vacinas mais importantes.
Afinal, qual é a importância de manter a vacinação das crianças em dia?
A vacinação das crianças é um dos meios mais importantes e fundamentais de manter fortalecida a proteção do corpo contra doenças de vários tipos e níveis.
Dessa maneira, a vacinação é responsável por fazer com que o organismo não seja infectado por bactérias e vírus.
Vale ressaltar que o tempo da vacinação das crianças deve ser respeitado, uma vez que quanto mais demora para vacinar, mais aumentam as chances de contágio.
Além disso, o fator idade da criança conta bastante, pois quanto mais nova maior e piores podem ser as consequências em razão de um certo tipo de infecção.
Além disso, alguns dos principais benefícios da vacinação das crianças são os seguintes:
- Erradicação de doenças;
- Redução da mortalidade infantil;
- Amenização de gastos com medicamento;
- Redução do número de hospitalizações;
- Baixa transmissão de doenças.
Quais são as vacinas mais importantes?
Algumas das principais vacinas que devem ser tomadas são a seguintes:
Poliomielite
Este tipo de vacina consiste em três doses intramusculares e deve ser tomada da seguinte maneira: a primeira dose no segundo mês, a segunda dose no quarto mês e a última dose no sexto mês. Além disso, a vacinação conta com duas doses que servem como reforço, mas elas são ministradas via oral e somente entre os 15 meses e 4 anos de idade.
A doença pode afetar a criança por meio de água e/ou alimentos contaminados, bem como pelo contato de quem esteja contaminado.
Febre amarela
A febre amarela acontece por meio da picada de um mosquito que esteja infectado pelo vírus da febre amarela. O quadro clínico é muito preocupante, ainda mais quando se trata de uma criança.
Para prevenir a contaminação com a doença, é indicado tomar a vacina a partir dos 9 meses de idade e o reforço com 10 anos.
Tetra Viral
Por fim, a tetra viral tem o potencial de proteger de várias doença, tais como:
- Sarampo;
- Varicela;
- Caxumba;
- Rubéola;
- Catapora.
A vacinação das crianças com a tetra viral deve ocorrer aos 15 meses de vida e em dose única.
Para tirar todas as suas dúvidas sobre a vacinação infantil, agende sua consulta com a Dra. Anna Dominguez Bohn, em sua Clínica Pediatria Up.