Atendimento
Segunda a sexta: das 8h às 18h

Síndrome de Down na escola: dicas e práticas de inclusão

Postado em: 06/02/2023

A inclusão escolar de crianças com Síndrome de Down é um tema extremamente importante, visto que elas têm necessidades diferentes na hora de aprender. Por isso, o educador deve estar preparado para desenvolver estratégias especiais, que sejam adequadas aos pequenos. Além disso, a escola deve oferecer o ambiente correto e ter materiais necessários para que a pessoa com síndrome de Down possa acompanhar os estudos.

Veja algumas dicas de como promover a inclusão desses discentes! 

Repita sempre: o professor precisa repetir as orientações diversas vezes e de forma diferente. A repetição aumenta a familiariedade e sedimenta o processo. Paciência é um dos lemas do aprendizado e ensino. 

Instruções visuais: é indicado que o docente use ilustrações grandes e chamativas. Optar por cores e símbolos de fácil compreensão é uma boa ideia. Pessoas com síndrome de Down possuem uma memória visual muito boa e este artifício deve sempre ser utilizado quando possível. Sempre que der instruções verbais, o professor deve ter como respaldo instruções visuais.

Rotina: o estudante com síndrome de Down ganha segurança com rotina e aumenta, portanto, sua autonomia no ensino e na sala de aula. Ter momentos semelhantes ao chegar na sala, atividades diárias que marcam determinados momentos e ordens parecidas das atividades são algumas sugestões.

Desafios gradativos: as dificuldades de aprendizado devem ser respeitadas. No entanto, desafios gradativos podem melhorar os resultados de aprendizagem das crianças. 

Trabalhe em conjunto com os pais: eles devem estar envolvidos no processo inclusivo da criança com necessidades específicas e no desenvolvimento da sua aprendizagem. As demandas dos pais devem sempre ser ouvidas.

Trabalhe em conjunto com os demais profissionais: crianças com Síndrome de Down, com frequência tem terapeutas como fisioterapeuta e fonoaudiólogos trabalhando em conjunto para o melhor desenvolvimento. É essencial que a escola tenha uma linha aberta de comunicação com todos envolvidos para manter um uníssono e receber as orientações específicas para algumas necessidades.

Entre em contato com a Dra. Anna Dominguez Bohn, pediatra com foco em Síndrome de Down na Pediatria UP.


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.