Atendimento
Segunda a sexta: das 8h às 18h

Vamos falar sobre desfralde?

 

Escolher o momento certo para tirar as fraldas do bebê é um dos maiores desafios da maternidade, bem como cultivar a paciência e dedicação nesse período. Entender a fisiologia da criança, sua maturidade e o seu tempo é imprescindível, pois antes de aprender o caminho para o banheiro, o pequeno vai sim sujar as calças, a cama e até mesmo o tapete e o sofá.

Aprender a ir ao banheiro é um grande marco demonstrando autonomia da criança, e não há uma idade exata para que os primeiros conceitos que a ajudarão a controlar o xixi e o coco sejam apresentados. Porém, é importante que esses ensinamentos só sejam iniciados a partir do momento em que a criança puder colaborar, isso é, a partir do momento em que a criança começar a ter controle sobre suas ações fisiológicas, sobre os esfíncteres (estruturas responsáveis pela expulsão das fezes e da urina) e se tornar capaz de liberar suas excreções no momento em que desejar, o que geralmente ocorre entre 2 anos e meio ou 3 anos.

Em algum momento a criança começará a dar sinais de que ela já está pronta para iniciar o desfralde, como indicar que a fralda suja a incomoda, transparecer nojo ou estranhamento por conta da fralda ou informar que está fazendo xixi ou cocô. A partir desse momento, o desfralde pode ser iniciado pacientemente o passo a passo.

Inicialmente, quando observar que a criança vai começar a fazer cocô na fralda, ela deverá ser questionada com perguntas como: “você está fazendo cocô?”. Isso fará com que ela comece a ter mais atenção para o momento e, depois de muitas repetições, ela mesma vai começar a comentar quando for defecar, e então, quando isso acontecer, levar ela até o lugar onde fica o penico ou o vaso sanitário para que ela associe a ação ao lugar será o segundo passo. Finalmente quando ela já estiver segura, avisando que vai fazer cocô e familiarizada com o penico, você pode tirar suas roupas até que ela faça cocô no penico. Deixe a decisão de ir ao banheiro por conta da criança, mas pergunte se ela não está com vontade pelo menos umas quatro vezes ao dia. Atenção: quem limpa o pequeno são os pais, mas deve ser ensinado à criança como se faz.

Ensinar a usar o vaso sanitário é uma aprendizagem por etapas, os reveses são comuns e, até mesmo, previsíveis – por isso, não devem ser considerados como fracassos. Então é essencial que os pais tenham sempre em mente que escapes acontecem e são comuns. Brigar, falar mal, reprimir ou manter uma postura negativa diante da criança nesses casos não são atitudes que vão fazer com que ela aprenda a fazer certo da próxima vez. Pelo contrário, isso acaba a desestimulando. Deve se manter positivo, amigável, paciente e incentivar a criança dizendo que da próxima vez ela vai conseguir; que aquele xixi ou cocô foi compreensível porque ela estava muito ocupada brincando. E quando der tudo certo, demonstrar com gestos e diálogo o quão feliz e orgulhoso você está com o feito, parabenizando-o por todas as vezes que ele conseguir chegar a tempo no banheiro.

Vale lembrar também que o processo pode ser dificultado se for realizado durante o inverno, pois nessa época mais fria do ano é natural que a criança se suje e se molhe mais vezes ao dia, necessitando de mais trocas.

Qualquer dúvida procure sempre um pediatra. Todas as informações fornecidas neste website têm caráter meramente informativo, com o objetivo de complementar, e não substituir, as orientações do seu(sua) médico(a).


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.