Vamos lavar as mãos! Primeiro passo para prevenir doenças.
Postado em: 19/07/2019
Com a chegada do inverno a preocupação maior fica por conta viroses que costumam acometer principalmente as crianças.
É exatamente nesse climinha mais frio que as pessoas tendem a se amontoar, fechar as janelas de todos os ambientes, criando espaços abafados e com pouca ventilação, afim de manter a temperatura mais agradável, o que favorece a transmissão de vários agentes infecciosos durante o inverno, principalmente se houver tosse, espirros ou contato físico.
Leia mais em: Outono e inverno, como cuidar da saúde das crianças nessa estação.
Uma forma simples de impedir o contágio por essas doenças, é a higiene correta e constante das mãos, pois é através das mãos que ocorrem a maioria das contaminações das doenças de inverno, que acontecem no momento em que as mãozinhas curiosas que querem tocar em tudo são levadas carregada de vírus e bactérias à boca, aos olhos ou nariz, que são as principais vias de entrada dos vírus no organismo, e esses vírus podem sobreviver nas mãozinhas durante até 30 minutos.
O hábito de lavar as mãos deve ser ensinado às crianças desde pequenos, pois durante a infância, mais de 90% das doenças encontradas em crianças são os resfriados e as gripes causadas por vírus. Alguns deles, além dos sintomas respiratórios, também causam conjuntivites, lesões de pele, diarreia e vômitos, que pela pouca idade podem ser ainda mais perigosos causando desidratação ou desnutrição.
A higiene correta das mão devem ser realizadas o tempo todo, após ir ao banheiro, antes de se alimentar, ao espirrar e tossir, ao chegar da rua, ao segurar algum animal, entre outros. Criando esse hábito ainda quando crianças, no futuro, elas serão adultos mais conscientes e evitarão contaminações.
Em qualquer situação, quanto mais tempo permanecermos friccionando nossas mãos com o sabão antibactericida e a àgua, melhores serão os resultados, inclusive todos os dedos e embaixo das unhas. O CDC recomenda que o processo de lavagem de mãos ocorra por pelo menos 20 segundos e que seja realizado com movimentos que garantem que cada cantinho da mão esteja livre de contaminação:
Quando algo é ensinado de forma divertida às crianças, com um passo-a-passo por exemplo, a aceitação é muito melhor. As crianças gostam de copiar os adultos, acompanhá-las ao fazer o passo-a-passo de lavagem das mãos, repetindo o ato junto delas é uma ótima opção, porque, além de fixar a importância do ato, explicando aos pequenos que esta higienização pode evitar uma série de doenças, mostra a ela que a pessoa de maior influência dela também o pratica. Isto faz com que a situação que era para ser uma obrigação chata, passa a ser um bom momento de interação e até diversão. O que torna tudo mais fácil.
Leia sobre em: Brincar Desenvolve.
Se os adultos apresentarem e reforçarem o costume de lavar as mãos antes das refeições e após a ida ao banheiro, por volta dos quatro anos a criança estará preparada para fazer sua própria higiene, desde que supervisionada.
Qualquer dúvida procure sempre um pediatra. Todas as informações fornecidas neste website têm caráter meramente informativo, com o objetivo de complementar, e não substituir, as orientações do seu(sua) médico(a).