Atendimento
Segunda a sexta: das 8h às 18h

Vegetarianismo na infância

Postado em: 06/04/2020

A alimentação é um fator importante para o desenvolvimento da criança, uma vez que assim como o leite materno, uma dieta saudável contribui para a evolução de diversos aspectos no início da vida que impactam em fatores cognitivos, intelectual e sociais.

Todavia, assim como os adultos, crianças podem adotar tipos diferentes de alimentação, como o vegetarianismo, uma deita que se caracteriza pela exclusão de proteínas de origem animal do cardápio, dando preferência aos legumes, vegetais e frutas, chamados de produtos in natura. Contudo, há algumas pessoas que consomem produtos de origem animal, como leite e ovos.

De acordo com a Academia Americana de Pediatria (AAP), uma dieta vegetariana bem elaborada, favorece o crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes. Contudo, esta faixa etária tem uma maior predisposição para desenvolver deficiências nutricionais, por isso, sempre vale o direcionamento correto e o monitoramento de um profissional especializado.

O papel dos pais nestes casos é fundamental, uma vez que serão eles que irão selecionar os alimentos para as crianças, que apesar de seguirem uma dieta vegetariana, não necessariamente serão saudáveis, uma vez que o cardápio pode ser desregulado no quesito nutricional.

Há riscos para a criança?

Como já mencionado, os riscos pela deficiência nutricional podem ocorrer, por isso, é sempre importante ter o direcionamento de um pediatra nutricional, até mesmo para a prescrição de suplementos alimentares que auxiliem a suprir a ausência de nutrientes providos de alimentos de origem animal.

Apesar de produtos de origem animal serem essenciais para uma criança ou adolescente bem nutrido, existem alimentos que podem substituir no que diz respeito ao valor nutricional deste produto. Além da suplementação alimentar, os pais devem priorizar o consumo de grãos e fibras, que favorecem também o sistema imunológico dos pequenos pacientes.

Portanto, busque sempre o acompanhamento de um pediatra nutricionista para o direcionamento correto, uma vez que a alimentação dos pais impacta de forma diferente no organismo e desenvolvimento da criança.


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.