A família é peça chave para o desenvolvimento de uma criança. É nela que ela encontrará abrigo, ajuda e orientação para um desenvolvimento saudável e promissor. O sistema familiar é um sistema aberto e dinâmico, que muda com o passar do tempo (modificações ao nível do número de membros e até no processo de desenvolvimento).
Dessa forma, para o desenvolvimento a nível intelectual, emocional e social é necessário que a família tenha uma participação ativa e que haja interação com pessoas, objetos e símbolos no ambiente que ela está inserida. Cada membro do sistema familiar passa por uma série de papéis de acordo com a idade, sexo e inter-relações, dentro e fora da família.
Influência direta
Os pais têm influência direta sobre o comportamento da criança. Ou seja, são referência fundamental. Dessa forma, ela aprende e incorpora valores éticos e onde são vivenciadas experiências afetivas, representações, juízos e expectativas.
Além disso, o estilo familiar, os padrões de punição, o sistema de crença, os valores, a forma como estão estruturadas e o modo como as crianças são tratadas são elementos que têm impactos importantes no desenvolvimento das habilidades sociais.
Família, criança e pediatra
O pediatra é o profissional que atende crianças de uma forma integrada, em uma ampla faixa de idades. E cada vez mais eles estão presentes na vida das pessoas, participando de atendimentos pré natal, consulta com gestantes e outras situações.
Dessa forma, é importante que a escolha desse profissional seja feita de forma adequada, por conta desse relacionamento a longo prazo. Afinal, poucos profissionais irão conhecer tão profundamente a dinâmica dos membros da família, a rotina dos irmãos, a atividade física, o tipo de escola, os esportes, a qualidade do ensino e lazer.
Além de orientações gerais, o pediatra poderá ajudar, por exemplo, no aleitamento materno, orientado à posição, frequência e cuidados que a mulher deve ter, para garantir uma amamentação tranquila e bem sucedida.
E você? Compreendeu a importância da família no desenvolvimento da criança? Quer saber mais? Entre em contato com a Dra. Anna Dominguez Bohn!