Atendimento
Segunda a sexta: das 8h às 18h

Ainda não se conhece com precisão a causa exata da disfunção que causa a Síndrome de Down (SD). Assim, embora as alterações cromossômicas da SD sejam comuns a todas as pessoas, nem todas apresentam as mesmas características, nem os mesmos traços físicos, tampouco as malformações. A única característica comum a todas as pessoas é o déficit intelectual.

Vamos conhecer um pouco dos mitos e verdades associados à condição?

A Síndrome de Down pode ser diagnosticada ainda na gestação

Verdade. Através de exames específicos como translucência nucal, cordocentese e amniocentese.

A gestação do bebê com Síndrome de Down é de alto risco

Mito. Toda a gestação pode ocorrer sem problemas! O que é fundamental nesta situação é o acompanhamento mais próximo, para prevenir e/ou diagnosticar problemas recorrentes, como alterações cardíacas.

O bebê pode nascer prematuro

Verdade. Devido às condições fetais e maternas, alguns bebês com Síndrome de Down acabam adiantando o processo. Por isso, o acompanhamento pré-natal é muito importante.

Síndrome de Down é uma doença

Mito. Além de não ser uma doença, não deve ser tratada como tal. Ela possui características individuais, sendo preciso um olhar além para as pessoas com a condição.

Síndrome de Down tem cura

Mito. Não trata-se de uma lesão crônica, que pode ser curada através de intervenção cirúrgica ou qualquer outro tipo de procedimento.

Pessoas com SD adoecem mais facilmente

Verdade. Por conta da baixa imunidade, as crianças, principalmente nos primeiros meses de vida, apresentam menor resistência a infecções associadas ao sistema respiratório e digestivo. Esta resistência aumenta com o crescimento.

Mulheres têm mais chance de ter filhos com SD após os 35 anos

Verdade. Existe sim uma probabilidade da presença de SD em relação a idade materna. E isto é mais frequente a partir dos 35 anos, por conta dos riscos associados à gestação.

Crianças com SD devem frequentar uma escola especial

Mito. Crianças com a condição têm o direito de participação plena na sociedade como qualquer outra. Dessa forma, devem sim, ser incluídas na rede comum de ensino.

As pessoas com Síndrome de Down apresentam atraso no desenvolvimento da linguagem

Verdade. Existe um atraso no desenvolvimento da linguagem que pode ser observado ao longo da infância com surgimento das primeiras palavras e na dificuldade para emitir alguns sons. Contudo, não há regra para saber quando a criança falará. Depende das características de cada indivíduo.

A criança com SD precisa ser super protegida

Mito. O que ela realmente precisa é de estímulos e incentivos por parte da família e responsáveis. Com isso, a criança poderá se desenvolver alcançando muitos sonhos e objetivos.

Podem trabalhar, ser independentes e realizar sonhos

Verdade. Inclusive, está na lei brasileira de inclusão, o direito ao trabalho, assim como o ensino. Além disso, existem muitas empresas atualmente com programas de inclusão de pessoas com deficiência para o trabalho!

Você tem dúvidas sobre a Síndrome de Down? Entre em contato com a Dra. Anna Dominguez Bohn!