Atendimento
Segunda a sexta: das 8h às 18h

Como os pais podem ajudar seu filho a superar o Atraso na Fala?

Postado em: 13/02/2023

O Atraso na Fala é uma questão que gera grande preocupação nos pais, que muitas vezes não sabem como ajudar seus filhos. É preciso saber mais sobre o assunto para tormar os cuidados adequados.

No conteúdo de hoje você vai saber mais sobre como lidar com essa questão e qual é a importância de buscar ajuda profissional. Tenha uma boa leitura!

Atraso na Fala

O que causa o atraso na fala das crianças?

O atraso na fala pode ser causado por uma série de questões, como a dificuldade muscular para mover os lábios (apraxia) ou outros fatores particulares, que devem ser avaliados para encontrar a melhor solução.

É esperado que a criança comece a falar no seu primeiro ano de vida, mas cada pequeno tem suas particularidades. Quando os pais começam a perceber o atraso na fala, o melhor a fazer é conversar com o pediatra para que ele faça uma avaliação mais específica.

Como os pais podem ajudar os filhos diante do atraso na fala?

O pediatra passará indicações mais específicas, de acordo com as necessidades de cada criança. Existem algumas dicas gerais, porém, que você já pode aplicar para auxiliar no desenvolvimento da fala. Confira!

Evite a exposição às telas

Crianças de até 2 anos de idade não devem ter contato com telas como smartphones, tablets e televisão. Já entre os dois e quatro anos, essa exposição deve ser de somente uma hora, para não prejudicar o desenvolvimento do pequeno.

Ao invés de incentivar o uso de eletrônicos, procure brincadeiras que estimulem a imaginação e a interação da criança. Blocos de montar e jogos com mais de um participante, por exemplo, ajudam seu filho a criar uma postura ativa, o que favorece sua comunicação.

Aposte nas canções e rimas

As canções infantis são ótimos estímulos para a audição e o vocabulário das crianças. Elas ajudam a despertar habilidades de linguagem e o interesse por sons e pela comunicação.

Leia para o seu filho

As leituras também ajudam a desenvolver o vocabulário e a estimular a comunicação infantil, pois a criança quer fazer perguntas e reagir à história. Tente interagir com o pequeno sobre esse assunto, pedindo sua opinião sobre os contos lidos, ajudando-o a associar as ilustrações dos livros às palavras e tornando esse momento mais lúdico, fazendo sons e vozes diferentes durante a leitura.

Conte com a ajuda de um fonoaudiólogo

O pediatra pode indicar que a criança faça um acompanhamento com um fonoaudiólogo, para ter um direcionamento mais aprofundado sobre o atraso da sua fala. Esse profissional compreende melhor as estruturas envolvidas na linguagem e na comunicação, ajudando a lidar com desafios e problemas de forma assertiva.

O fonoaudiólogo e o pediatra podem orientar os pais quanto às melhores práticas no dia a dia para atender às demandas do seu filho, especificamente. Sua ajuda faz toda a diferença para lidar com o “ATRASO NA FALA”.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo de hoje. Para marcar um horário com nossos profissionais, não deixe de entrar em contato!

Leia também:

5 Formas de Melhorar a Imunidade da Criança

Como saber se o bebê tem síndrome de Down?


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.