Como é o desenvolvimento de uma criança com síndrome de Down?
Postado em: 22/11/2021
O desenvolvimento de crianças com síndrome de Down pode ocorrer de forma mais lenta do que de outras crianças.
No entanto, com as devidas estimulações, a criança pode ter um desenvolvimento saudável.
Hoje vamos te informar como ocorre o desenvolvimento de crianças com esta síndrome e quais cuidados os pais e responsáveis devem ter.
Se este assunto te interessa, continue acompanhando!
O que é a Síndrome de Down?
A Síndrome de Down é uma condição genética caracterizada pela existência de um cromossomo a mais nas células do nosso corpo.
Normalmente, as células humanas possuem 23 pares de cromossomos responsáveis por carregar as informações genéticas de cada pessoa.
No entanto, crianças com o diagnóstico de síndrome de Down, possuem um cromossomo a mais no par 21.
Por se tratar de uma mutação genética, não é possível falar sobre cura nos casos deste diagnóstico.
No entanto, existem uma série de tratamentos que podem melhorar a qualidade de vida, aumentar a autonomia, estimular a cognição, entre outros aspectos.
Tratamentos como a fisioterapia e estimulação motora são fundamentais para auxiliar o desenvolvimento destas crianças.
Desenvolvimento de uma criança com Síndrome de Down?
O desenvolvimento psicomotor e cognitivo de uma criança com síndrome de Down é mais lento do que em outras crianças com a mesma idade.
No entanto, a estimulação precoce pode ocorrer já no primeiro mês de vida.
Caso não sejam estimulados desde cedo, os marcos de desenvolvimento como sentar, engatinhar, falar e andar ocorrem ainda mais tarde.
Usualmente um bebê é capaz de sentar sem apoio por volta dos seis meses, enquanto bebês com a síndrome estimulados sentam por volta dos sete ou oito meses.
Já os que não são estimulados irão atingir esse marco do desenvolvimento apenas entre 10 e 12 meses.
Outro marco importante é o engatinhar, que normalmente ocorre por volta dos seis a nove meses, em casos de crianças com síndrome de Down com estimulação ocorre no 11º mês.
Enquanto em um desenvolvimento típico a criança anda pela primeira vez entre os nove e quinze meses, a criança com síndrome de Down terá essa habilidade entre 20 e 26 meses.
Já a fala, quando estimulada, pode ocorrer por volta dos três anos de idade.
A estimulação pode ser feita pelos responsáveis em casa e também deve ser realizada por profissionais que orientarão todo o processo.
Profissionais como pediatra, fisioterapeuta, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos são fundamentais para fornecer informações a respeito do desenvolvimento neurológico e sensorial-motor.
Está buscando um profissional especialista em síndrome de Down? Conheça a Dra. Anna Dominguez Bohn
Agora você já sabe mais sobre o desenvolvimento de uma criança com síndrome de Down e o quão fundamental é a estimulação precoce.
Está em busca de um profissional especialista nesta síndrome? Conheça mais sobre a Dra. Anna Dominguez Bohn!
Ela é médica especialista em em Terapia Intensiva Pediátrica, além de ter especialização em síndrome de Down, com acompanhamento diferenciado para estes casos.
O foco do seu trabalho é a prevenção e estilo de vida saudável, para promover um desenvolvimento eficiente e equilibrado dos pequenos.
Agende já sua consulta e tire todas as suas dúvidas!