Atendimento
Segunda a sexta: das 8h às 18h

Onda de calor: Pontos de atenção com as crianças

Postado em: 29/11/2023

Com as temperaturas acima do normal e onda de calor por todo o Brasil, a atenção com a saúde das crianças deve ser redobrada. Desidratação, cansaço e insolação (uma emergência médica) são apenas alguns dos problemas que o calor excessivo pode causar.

Pais e cuidadores devem monitorar as atividades dos pequenos durante o tempo quente e planejar atividades que tenham menos probabilidade de causar superaquecimento, como brincar em parques ao ar livre na sombra ou na piscina. Além disso, o calor elevado pode deixar todos mais irritados.

Proteja seus filhos do calor extremo, observe atentamente os sintomas de doenças relacionadas ao calor e entre em contato com o pediatra se notar qualquer sinal de preocupação.

Onda de calor: Pontos de atenção com as crianças

Dicas para vencer a onda de calor

Quando estiver ao ar livre, adote essas medidas para combater o calor e proteger seu filho dos problemas relacionados às altas temperaturas:

Mantenha-se hidratado: incentive seus filhos a beber água com frequência e mantenha-a sempre disponível. Leve garrafas de água com você quando sair. Em dias quentes, bebês alimentados com leite materno podem precisar de mais mamadas do que o habitual, mas não devem receber água, nos primeiros 6 meses. Os bebês que recebem fórmula podem receber fórmula adicional em uma mamadeira.

Vista roupas leves: roupas claras ajudam as crianças a se manterem frescas e a evitar a absorção excessiva de calor, enquanto roupas escuras oferecem alguma proteção contra a exposição solar. Escolha roupas largas – de preferência com ventilação adequada e proteção contra a exposição direta ao sol. Roupas feitas com apenas uma camada de material absorvente podem maximizar a evaporação do suor, proporcionando uma sensação refrescante. Não se esqueça de aplicar bastante protetor solar.

Planeje pausas extras: o calor pode causar cansaço nas crianças e seus pais. Altas temperaturas não apenas levam à fadiga, mas também podem tornar todos mais irritados. Faça pausas regulares para se refrescar, descansar e beber água.

Refresque-se com água: quando seu filho estiver com calor, dê-lhe um banho fresco ou um jato de água para esfriar. A natação é outra ótima maneira de se refrescar enquanto se mantém ativo. Lembre-se de que as crianças devem ser sempre supervisionadas enquanto nadam ou brincam na água para evitar acidentes.

Em clima quente: programe atividades ao ar livre durante os períodos mais frios do dia, no início da manhã ou à noite.

Nunca deixe seu filho sozinho no carro: mesmo com as janelas abertas, o interior do carro pode ficar perigosamente quente em pouco tempo.

Pontos de atenção

Segundo a Dra. Anna Dominguez Bohn, pediatra pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), apesar dessas medidas, o calor excessivo pode causar desconforto. Abaixo, ela indica os pontos de atenção a serem observados e cuidados nas crianças: 

  • Sensação de desmaio;
  • Cansaço excessivo (sonolência, moleza excessiva e dificuldade de movimentação);
  • Dor de cabeça (um sinal importante de alerta, procure assistência médica imediatamente);
  • Febre (um sinal importante de alerta, procure assistência médica imediatamente);
  • Sede excessiva e persistente;
  • Falta de xixi por mais de 6 horas;
  • Náuseas e vômitos;
  • Falta de ar e respiração ofegante, mesmo em repouso;
  • Espasmos e cãibras musculares;
  • Formigamento e sensação de dormência nos dedos e nas mãos.

O que é insolação?

A insolação ocorre devido à exposição excessiva ao sol e ao calor intenso, que elevam a temperatura do organismo. Os sintomas incluem dor de cabeça, tontura, náusea, pele seca sem transpiração, febre, aumento da frequência cardíaca, desmaio, coma e até morte. Em caso de insolação, o mais importante é reduzir a temperatura corporal. 

Para casos leves, é possível aplicar compressas frias na cabeça, região das axilas, virilhas e pescoço ou realizar um banho de imersão em água fria. Coloque a criança em um lugar fresco, à sombra e bem ventilado, oferecendo água fria ou gelada para beber. Nos casos graves, que envolvem coma, confusão mental, respiração rápida e desidratação, a busca por atendimento de emergência é essencial.

O melhor caminho é a prevenção: além do cuidado com o excesso de sol, ofereça líquidos durante todo o dia para o seu filho bem como uma alimentação leve, fracionada, com alimentos frescos e higienizados.

Para orientações personalizadas sobre a saúde do seu filho e dicas para mantê-lo seguro durante o calor, agende hoje mesmo uma consulta com a Dra. Anna Dominguez Bohn, especialista em Terapia Intensiva Pediátrica! Sua expertise está à disposição para garantir o bem-estar do seu filho.  

Leia também:

Afogamento. Cuidados com os pequenos perto da água devem ser redobrados!


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.