Atendimento
Segunda a sexta: das 8h às 18h

Mel para bebês

Postado em: 28/12/2023

Você sabia que o Mel para Bebês é perigoso e contraindicado? Hoje vamos responder algumas perguntas sobre o assunto para esclarecer dúvidas. Continue a leitura e confira!

Mel para bebês

1- Mel faz mal aos bebês? Por que? Pode causar morte? 

O mel é um alimento com vários benefícios à saúde, mas sua liberação só é segura após 1 ano de idade. Essa recomendação existe por conta de uma doença chamada botulismo, transmitida a partir de comidas enlatadas ou em conservas contaminadas.

Mel é um dos alimentos que pode estar contaminado com a bactéria que causa esta doença potencialmente fatal. Por razões não totalmente conhecidas, algumas crianças menores de 1 ano são mais suscetíveis e quando essas bactérias são ingeridas acidentalmente caindo no trato gastrointestinal podem produzir toxinas mais intensamente, causando a doença.

O consumo de mel antes de um ano não traz intoxicação certeira, lembrando que o botulismo é uma doença rara. Entretanto, os casos da doença no período anterior a um ano de idade costumam ter como fator comum a ingestão de mel ou outros enlatados. 

2- O que é o botulismo? Como é o diagnóstico e tratamento? Qual a frequência do problema?

Botulismo é uma doença causada pela bactéria Clostridium botulinum e pode acontecer pela ingestão de partículas do agente e que, em contato com o intestino do bebê, produz toxinas que causam a doença. 

O diagnóstico é feito através do quadro clínico. Inicia-se com constipação evoluindo com sintomas neurológicos como fraqueza muscular importante, levando a dificuldade para mamar, perda de expressão facial e choro fraco. 

É importante fazer a suspeita para iniciar o tratamento e por ser uma doença rara frequentemente há retardo no diagnóstico. A confirmação ocorre através da identificação da bactéria em amostras de fezes. 

O tratamento é feito com medidas de suporte respiratório devido a dificuldade para respirar secundária a fraqueza muscular além de imunoglobulina anti botulínica, ou seja, soro de anticorpos na veia para neutralização das toxinas que causam a doença. 

Trata-se de uma doença rara com dados escassos no Brasil. Alguns dados americanos mostram uma incidência de 6 casos para cada 100 mil habitantes em alguns estados onde a frequência é maior contra 0,0068 casos para 100 mil habitantes em dados de média nacional. 

3- Até que idade o mel é considerado tóxico?

Até 12 meses de idade existe uma predisposição maior à contaminação pela bactéria e produção de toxinas de forma exagerada quando houver contato com a bactéria. 

4- Quando e como ele pode ser introduzido na alimentação infantil?

Após 12 meses, o mel pode ser consumido sem riscos elevados de botulismo mas ainda assim deve ser evitado como algo rotineiro devido ao excesso de açúcar. O paladar doce em excesso deve ser evitado na infância, principalmente antes dos 2 anos de idade.

Entre 1 e 2 anos, o uso do mel pode ser liberado pontualmente como tratamento para quadros de tosse devido suas propriedades anti inflamatórias e imunológicas comprovadas para tratamento de quadros respiratórios. Nestes casos pode se utilizar 2,5ml 3x por dia enquanto persistir o sintoma de tosse.

Após 2 anos, pode ser utilizado também para  adoçar preparos como bolos, iogurtes entre outros, sempre com moderação.

5- Após essa idade em que é considerado tóxico, quais os benefícios do mel para as crianças e com qual frequência deve ser consumido?

A partir de 2 anos, o mel pode ser utilizado com maior frequência na alimentação pois traz benefícios principalmente se comparado ao açúcar branco. O mel pode adoçar com pequenas quantidades e não provoca uma elevação do açúcar no sangue rápida como açúcar branco. 

Possui propriedades comprovadas para alívio da tosse e pode ajudar a promover a flora bacteriana saudável no intestino. Além disso, há propriedades anti-inflamatórias que ajudam no combate a infecções como um todo e substâncias que podem auxiliar a regulação metabólica associada ao açúcar. O consumo recomendado é uma colher de chá diária, entre 0,5ml e 2,5ml e em situações de infecção ou tosse até 3x por dia.

Agora você conhece mais detalhes sobre as contraindicações do mel para bebês e sabe a partir de qual idade ele é mais mais recomendado. Esperamos ter ajudado!

Para agendar uma consulta na Pediatria UP, você pode entrar em contato pelo WhatsApp! Estamos à disposição.


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.