Atendimento
Segunda a sexta: das 8h às 18h

Geralmente, ao sexto mês de vida, o bebê passa a ter contato com alimentação mais sólida, incluindo frutas, sendo essenciais para seu desenvolvimento.

A dentição ainda está em desenvolvimento. Dessa forma, a maioria dos pais recorrem às famosas papinhas. A composição destas, varia bastante. Contudo, recomenda-se que seja rica em vitaminas e nutrientes. Batata, arroz e feijão costumam ser ideais.

Alimentação saudável

Não podemos negar que criança que se alimenta bem cresce saudável. E este crescimento inclui tudo: desde o desenvolvimento físico até o desenvolvimento social (como o desempenho na escola).

Outro fato fundamental na importância de uma alimentação balanceada é a facilidade e a força que a criança terá em atividades que exijam esforço corporal. Por exemplo, em aulas de educação física. Elas são fundamentais para o desempenho dos alunos. As vitaminas e nutrientes proporcionam essa performance.

Dessa forma, para cada fase da vida, existem tipos de alimentos apropriados. Fases maiores, por exemplo, precisam de um maior consumo de calorias. Já as menores necessitam de alimentos que estimulem o crescimento.

Desenvolvimento

Alimentação e seu efeito no desenvolvimento

Em suma, crianças precisam ingerir maior quantidade de nutrientes que indivíduos adultos. Assim, por estarem em fase de crescimento, o corpo precisa de alimentos que estimulem o funcionamento de todos os componentes corporais, inclusive o cérebro.

Dessa forma, para que a criança se desenvolva corretamente, é necessário a ingestão contínua de:

  • Vitaminas;
  • Minerais;
  • Carboidratos;
  • Proteínas.

Além disso, a importância do consumo de alimentos ricos em ômega 3 faz parte de todo o pacote. Ele é encontrado em peixe e óleo de linhaça. Inclusive, são importantíssimos para a melhora do aprendizado, favorecendo a comunicação entre neurônios.

Uma dieta equilibrada, com as principais vitaminas, é fundamental para um bom desenvolvimento e funcionamento do corpo, além de contribuir para a qualidade de vida.

Crianças que ingerem alimentos pouco nutritivos ou com teor energético insuficiente para a manutenção das funções orgânicas tendem a ter o seu desenvolvimento psicomotor e cognitivo comprometido.

A alimentação infantil contribui para a constituição do futuro adulto saudável, sendo, portanto, um processo de suma importância na vida de uma pessoa como um todo.

Você quer saber mais sobre o desenvolvimento dos pequenos? Entre em contato com a Dra. Anna Dominguez Bohn!

Leia mais:
Pediatra especialista em desenvolvimento infantil na Avenida Rebouças
Pediatra especialista em desenvolvimento infantil nos Jardins