Meu Filho Não Come: o que fazer?
Postado em: 20/02/2023
A alimentação dos filhos é uma das maiores responsabilidades dos pais, sendo compreensível que eles se preocupem quando a criança não quer comer. Hoje nós vamos conversar sobre a questão “Meu Filho Não Come: o que fazer?”, para te ajudar a lidar melhor com essa situação.
Você vai entender as principais causas da falta de apetite nas crianças e conferir dicas para lidar com esse desafio. Tenha uma boa leitura!
Por que seu filho não quer comer?
Antes de pensar em como resolver essa situação, os pais devem investigar a causa da falta de apetite nos filhos. Ela pode estar relacionada ao nascimento dos dentes (que causa incômodos), a gripes e resfriados, a questões comportamentais (como a vontade de chamar atenção) ou mesmo a distúrbios alimentares.
Perceba se há outros sintomas, como vômitos, dor abdominal, perda de peso, choro ou outras reações de medo. É preciso ser muito paciente nesse momento, sem tentar forçar a criança e buscando ajuda profissional, para confirmar qual é o problema.
Meu filho não come: o que fazer?
A solução dependerá da causa desse problema. Para te ajudar, porém, separamos algumas dicas iniciais. Confira!
Aposte no que a criança gosta
Misture os alimentos que a criança já gosta com os alimentos que ela precisa comer, como os legumes e as verduras, por exemplo. Essa dica é válida até mesmo para incentivar a alimentação quando a criança está gripada, o que geralmente interfere no seu apetite.
Considere a causa do problema
Busque utilizar a alimentação para aliviar os sofrimentos da criança, que podem estar causando a falta de apetite. No caso da dor de dente, por exemplo, você pode oferecer alimentos ricos em vitaminas e funções anti-inflamatórias, lembrando que eles devem estar em consistência pastosa e em temperatura ambiente ou gelada.
Crie uma boa rotina alimentar
A hora das refeições deve ser agradável e prazerosa. Defina o local certo na casa para esses momentos e retire distrações como a televisão e o celular. Não force a criança a comer, nem marque esse momento com brigas e punições, para que seu filho não se torne ainda mais resistente a ele.
Envolva a criança na compra e no preparo dos alimentos
Ajude seu filho a perceber as refeições como algo divertido e estimulante. Permita que ele participe das compras, ajude a escolher os produtos e a carregá-los, por exemplo. Envolva-o também nas atividades da cozinha e na montagem dos pratos, deixando-os mais lúdicos e coloridos.
Você pode tingir o arroz com beterraba, decorar o prato com legumes coloridos ou sugerir que a criança crie rostos e figuras com a comida, por exemplo. Tente deixar esse momento mais leve e descontraído, para que a criança fique mais disposta e segura para se alimentar.
Essas são algumas dicas para resolver a questão do porquê “MEU FILHO NÃO COME“. Para um olhar mais aprofundado para o caso do seu pequeno, é preciso contar com a consulta de um pediatra.
Esperamos que tenha gostado do conteúdo de hoje. Para marcar um horário com um dos nossos profissionais, não deixe de entrar em contato!
Leia também:
Como identificar infecção urinária em bebês?
O que é Bronquiolite? Entenda os sintomas e como tratar o bebê