Atendimento
Segunda a sexta: das 8h às 18h

Choro noturno do bebê: saiba como lidar com essa situação

Postado em: 20/03/2023

Para um bebê ter um sono tranquilo, a hora de dormir é fundamental. Um ritual de sono organizado e repetido diariamente vai contribuir para que a criança relaxe e identifique aquele momento como a preparação para o descanso.

Outras dicas podem contribuir para ajudar o seu bebê a dormir sem choro e estresse. Isso vai favorecer mais horas de sono e um descanso revigorante, importante para o crescimento e desenvolvimento da criança. Mais do que isso, o repouso é fundamental também para os pais, que merecem um momento de sossego depois de uma rotina de cuidados com o bebê e outros compromissos cansativos, como atividades domésticas ou profissionais.

Então, leia o post e saiba como ajudar o seu filho a ter um sono tranquilo e reparador. 

Choro noturno do bebê

1 – Capriche na rotina

Para o bebê, o mundo todo é uma descoberta permanente e a rotina dá segurança para a criança, pois através da repetição ela consegue identificar o que acontecerá em seguida e, assim, fica mais tranquila. Procure manter os mesmos horários para sonecas, mamadas e refeições, caso a criança já coma papinhas ou outros alimentos. À noite, siga a mesma sequência diariamente para o ritual de sono, com ações mais tranquilas e que vão preparar o bebê para dormir. Algumas sugestões de etapas que podem fazer parte do ritual noturno: banho, massagem relaxante, história, vestir o pijama e colocar o saco de dormir. Além da segurança, isso vai ajudar o seu bebê a estabelecer seu ciclo circadiano, o ciclo de 24h, liberando os hormônios do sono na hora certa!

2 – Deixe clara a diferença entre dia e noite

Quando os bebês nascem, eles não são regulados com um ciclo de 24h, dividido pelo dia e pela noite. Como pais, devemos ajudá-los a entender essa primeira rotina que gira o mundo! Use algumas estratégias para marcar a diferença entre dia e noite para o seu bebê. Isso já pode ser feito a partir das primeiras semanas de vida, embora leve um pouquinho de tempo até a criança começar a assimilar. Durante as sonecas diurnas, deixe o quarto mais claro, com luz natural, e mantenha as atividades da casa normalmente, sem preocupação com silêncio absoluto. Também deixe a criança dormir com roupa normal, sem colocar pijama. Já para o sono noturno, prepare o quarto escuro e procure favorecer um ambiente mais silencioso. O pijama pode ser colocado depois de um banho relaxante.

3 – Choro noturno do bebê: Prepare o ambiente

Para um sono noturno tranquilo, o ambiente precisa estar confortável para o bebê. O quarto deve estar escuro (mas pode deixar uma luz baixinha para você enxergar no meio da noite), em uma temperatura agradável, de 20°C no inverno e perto de 22°C no verão, e sem estímulos visuais e sonoros. No berço, evite qualquer brinquedo ou bichinho de pelúcia. Para segurança do pequeno, também é recomendável uma caminha sem protetores de berço, travesseiros e cobertas, pelo risco de asfixia

4 – Certifique-se que o pequeno está confortável

Para dormir bem, seu bebê precisa estar com a fralda seca, de barriguinha cheia e vestido com roupas adequadas. Se a criança estiver com frio ou calor, isso vai deixá-la impaciente. Para escolher a roupa de dormir, leve em consideração a temperatura do quarto. Outra dica é vestir seu filho em camadas, isto é, com peças que vão se sobrepondo. Assim, fica mais fácil adicionar ou tirar peças, se ficar mais frio ou calor. Não esqueça de equilibrar as peças de roupa com o saco de dormir.

5 – Acostume o bebê a dormir sozinho

Evite associações ao sono, como colo, amamentação e embalo. Quando a criança se acostuma a dormir de determinada maneira, fica mais difícil mudar o hábito. Por isso, desde os primeiros meses de vida estimule o pequeno a pegar no sono por conta própria. Mas como fazer isso? Após o ritual de sono, faça um carinho no seu bebê e deixe-o sem culpa no berço (se não estiver chorando). Depois de brincar um pouco, ele vai dormir. É uma aprendizagem progressiva e, com o passar do tempo, seu filho irá tranquilo para o berço logo após o ritual do sono. Se o bebê já está acostumado com alguma associação, tente ir tirando de forma gradual e com muita paciência, pois é normal ele relutar no início. Mas vale a pena tentar, pois é um alívio muito grande para a família toda quando a hora do sono acontece com tranquilidade, sem estresse!

6 – Acalme o bebê com ações que lembram a vida no útero

Essa dica é muito importante para os recém-nascidos! Pense que nos últimos meses mãe e bebê estiveram conectados o tempo todo, corpo a corpo. Além disso, o ambiente do útero era de extremo conforto e aconchego para a criança. Então, a sua voz, um movimento leve, ruído branco (também chamado de white noise, som que lembra o útero e pode ajudar a acalmar o bebê) e uma bolsa de água quente são recursos para tranquilizar o seu filho, especialmente se ele estiver muito agitado. Ser mãe é um constante aprendizado. Tente, na melhor possibilidade vai funcionar e ajudá-la a acalmar o seu pequeno!

7 – Evite estímulos quando o bebê acordar durante a madrugada

Quando o bebê acordar, evite ligar a luz, fazer barulho ou mudar a temperatura do ambiente. De novo, o saco de dormir é uma ótima opção! Se pegar seu bebê no colo para amamentar ou simplesmente reconfortar, ele vai ficar no mesmo calor do cobertor. Então, se precisar amamentar ou trocar a fralda, faça isso de forma calma e evite ao máximo qualquer estímulo que possa despertar o bebê. Além disso, quando o pequeno chorar, espere alguns instantes para ter certeza que ele precisará de atenção. Algumas vezes as crianças choram um pouco, mas só porque estão com o sono agitado, voltando a dormir logo em seguida por conta própria. Se ele despertar mesmo ou sentir algum incômodo, estará se mexendo todo e terá os olhos bem abertos.

Com essas dicas você vai ajudar o seu bebê a ter noites tranquilas, para dormir sem choro e estresse. Lembre-se que assim como sentar, engatinhar ou comer, o sono é uma aprendizagem. 

A clínica Pediatria Up é especializada em Terapia Intensiva Pediátrica com ênfase em atendimento de crianças com síndrome de Down!

Seu filho não está dormindo bem à noite? Agende sua consulta com a pediatra Dra. Anna Domingues Bohn.


Leia também:

Bebê pode dormir de bruços?


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.